Abstract
O estudo focou na análise da substituição de determinadas infraestruturas viárias em Juazeiro do Norte, Ceará, conforme proposta do PDM, visando melhorar o fluxo e a segurança viária. A pesquisa teve como objetivo validar a proposta do poder público de substituir um plano semafórico por uma rotatória, com simulações realizadas no software AIMSUN. O método utilizado combinou análises quantitativas e qualitativas para avaliar os efeitos dessa mudança além de coletados dados sobre emissão de CO2, velocidade média e tempo de viagem. A análise qualitativa incluiu observações detalhadas do comportamento do tráfego sob diferentes cenários de implementação, enquanto os resultados quantitativos mostraram que a substituição de semáforos por rotatórias pode melhorar o fluxo de tráfego e reduzir congestionamentos, além de aumentar a segurança viária. No entanto, a implementação de certas medidas sem um planejamento adequado pode não alcançar os benefícios esperados, exigindo adaptações contínuas durante os testes. Concluiu-se que é crucial um planejamento urbano integrado e sustentável, baseado em dados empíricos e análises técnicas detalhadas, que deverão forçar investimentos contínuos em infraestrutura viária e modernização das facilidades quanto a oferta de transporte público dentre outras medidas que são essenciais para promover uma mobilidade.
Publisher
Universidade Federal do Espirito Santo
Reference39 articles.
1. Almeida, M. (2020). Planejamento urbano e políticas públicas de trânsito. Editora Cidades.
2. Banister, D. (2008). The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, 15(2), 73-80. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.10.005
3. BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). (2010). Normas Técnicas Relevantes para Infraestrutura Viária e Segurança Rodoviária.
4. Carvalho, A. S. V. A. (2000). Análise do sistema de transporte de grãos no estado de Pernambuco (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, PB.
5. Carvalho, L. (2018). Impactos socioeconômicos do trânsito nas cidades brasileiras. Editora Sociedade.