O terror que edifica

Author:

Mendes Elvis

Abstract

Leo Strauss foi um profundo leitor de Nietzsche. Impactado pelo filósofo de Zaratustra desde a juventude, Strauss desenvolveu uma interpretação complexa e original sobre o papel fundamental de Nietzsche na história do pensamento. Neste artigo, pretendo mostrar que a interpretação do professor Strauss possui nuances e disposições distintas, o que evolve tanto uma paixão pessoal quanto uma posterior crítica e apropriação. Concluo que Strauss vê em Nietzsche aquele que apontou um caminho possível de superação do niilismo, por meio de uma crítica radical aos aspectos constitutivos da modernidade, ofereceu a saída para a crise de sentido que afeta a humanidade contemporânea.

Publisher

Universidade Federal do Espirito Santo

Reference23 articles.

1. ANSELL­PEARSON, K. An Introduction to Nietzsche as Political Thinker. Cambridge: University Press, 1994.

2. LAMPERT, L. Leo Strauss and Nietzsche. Chicago: Chicago University Press, 1996.

3. MINER, R. Leo Strauss’s Adherence to Nietzsche’s “Atheism From Intellectual Probity”. Perspectives on Political Science, 2012, pp. 155-164.

4. MCALLISTER, Ted V. Revolta contra a modernidade: Leo Strauss, Eric Voegelin e a busca de uma ordem pós-liberal. Trad. de Túlio Sousa Borges de Oliveira. São Paulo: É Realizações, 2017.

5. NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Trad. de Mário Ferreira dos Santos. Petrópolis: Vozes, 2013.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3