Abstract
Leo Strauss foi um profundo leitor de Nietzsche. Impactado pelo filósofo de Zaratustra desde a juventude, Strauss desenvolveu uma interpretação complexa e original sobre o papel fundamental de Nietzsche na história do pensamento. Neste artigo, pretendo mostrar que a interpretação do professor Strauss possui nuances e disposições distintas, o que evolve tanto uma paixão pessoal quanto uma posterior crítica e apropriação. Concluo que Strauss vê em Nietzsche aquele que apontou um caminho possível de superação do niilismo, por meio de uma crítica radical aos aspectos constitutivos da modernidade, ofereceu a saída para a crise de sentido que afeta a humanidade contemporânea.
Publisher
Universidade Federal do Espirito Santo
Reference23 articles.
1. ANSELLPEARSON, K. An Introduction to Nietzsche as Political Thinker. Cambridge: University Press, 1994.
2. LAMPERT, L. Leo Strauss and Nietzsche. Chicago: Chicago University Press, 1996.
3. MINER, R. Leo Strauss’s Adherence to Nietzsche’s “Atheism From Intellectual Probity”. Perspectives on Political Science, 2012, pp. 155-164.
4. MCALLISTER, Ted V. Revolta contra a modernidade: Leo Strauss, Eric Voegelin e a busca de uma ordem pós-liberal. Trad. de Túlio Sousa Borges de Oliveira. São Paulo: É Realizações, 2017.
5. NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Trad. de Mário Ferreira dos Santos. Petrópolis: Vozes, 2013.