Author:
Martins Jamir Iuri Santos,Leite Luciano Bernardes,Cabral Thalita Azevedo,Moura Anselmo Gomes de,Lavorato Victor Neiva
Abstract
O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil do consumidor de suplementos alimentares em uma academia de musculação na cidade de Ubá – MG. Para isso, foram avaliados homens praticantes de musculação. Foi realizada a avaliação da composição corporal através do Índice de Massa Corporal (IMC). Além dessa avaliação, aplicou-se um questionário semiestruturado contendo 12 perguntas objetivas e discursivas, referentes ao perfil dos usuários de suplementos nutricionais. A maior parte dos participantes tinha ensino médio ou superior, fazia uso de whey protein e tinha como principal objetivo o ganho de massa muscular. Além disso, a maioria deles tinha um tempo de prática superior a 1 ano, praticava de 3 a 6 vezes por semana e fazia uso de suplementos pot recomendação dos profissionais de Educação Física. Além disso, os praticantes faziam uso de suplementos, em sua maioria, 4 a 6 vezes na semana ou diariamente. Conclui-se que há necessidade de melhor orientação quanto ao seu uso, a fim de que não ocorra um consumo excessivo ou errôneo.
Reference18 articles.
1. ALVES, C.; LIMA, R. V. B. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. J. Pediatria, Rio de Janeiro, v. 85, n. 4, 2009.
2. ANGELI, G.; BARROS, T. L.; BARROS, D. F. L.; LIMA, M. Investigação dos efeitos da suplementação oral de arginina no aumento de força e massa muscular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 129-132, mar./abr. 2007.
3. BERTULUCCI, K. N. B Consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 4, n. 20, 2012.
4. BEZERRA, M. B. M. Prescrição médica .Cremepe, n.14, 2015.
5. BIESEK, S.; AZEN; L. A., GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 3. ed. Barueri: Manole, 2015.