Antagonismo sexual ou complementaridade entre os gêneros?

Author:

Ribeiro Janaina de Alencar

Abstract

Considerando como correta a vinculação entre feminismo e Antropologia Social, especificamente o entendimento da opressão feminina e a pertinência de sua universalidade, as teóricas feministas, com o intuito de estruturar sua atuação política, paulatinamente acabaram por apropriar-se dos resultados dos estudos etnológicos e antropológicos – mesmo que tais estudos fossem preliminares e centrados em contextos etnográficos diversos e particulares. Desse modo, para o feminismo, os estudos antropológicos serviram para aperfeiçoar seus argumentos que reivindicam a constatação da universalidade da opressão feminina. A maioria desses debates foi pautada, portanto, em estudos antropológicos que tratam do complexo ideológico do “antagonismo sexual” – definido por Quinn (1974) por meio de exemplos como segregação dos espaços e das atividades rituais secretas às mulheres e às crianças, presença de estupros coletivos e sanção às mulheres frente a atos não desejáveis, incluindo a percepção do sangue menstrual como uma “poluição feminina”. Já outra corrente de estudos, que chamo aqui de “complementaridade de gênero”, surgiu focada na construção da “diferença de gênero” para cada contexto específico e evitando generalizações e universalizações de categorias que são propriamente ocidentais.

Publisher

Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo

Subject

General Medicine

Reference47 articles.

1. Morgan LH. Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family. Washington (DC): Smithsonian Institution, 1871.

2. Malinowski B. A vida sexual dos selvagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora; 1979.

3. Lévi-Strauss C. As estruturas elementares de parentesco. Ferreira M, tradutor. Petrópolis: Vozes; 1982.

4. Quinn N. Anthropological studies on women’s status. Annual Review of Anthropology. Annual Reviews Inc. 1977; (6):181-225.

5. Strathern M. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Villalobos A, tradutor. Campinas: Editora da Unicamp; 2006.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3