Author:
Urno Thais Aparecida Alves
Abstract
O presente estudo faz parte do projeto “Traduzindo Conhecimentos para o Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no Município de Franco da Rocha”, desenvolvido pelo Instituto de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Franco da Rocha, e foca a saúde sexual e reprodutiva na adolescência, etapa da vida que tem sido negligenciada. Observamos a falta de consenso sobre os protocolos de atendimento aos adolescentes dentro dos serviços de saúde; as principais barreiras a serem superadas; e estratégias indispensáveis para a implementação de um protocolo que promova a Atenção Integral em Saúde Sexual e Reprodutiva dos Adolescentes.
Publisher
Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo
Reference26 articles.
1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília (DF); 2005.
2. Vitalle MSS, Moraes SP. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Rev Assoc. Med. Bras. 2012;58(1):48-52.
3. Leite V. A sexualidade adolescente a partir de percepções de formuladores de políticas públicas: refletindo o ideário dos adolescentes sujeitos de direitos. Psicol. Clín.2012; 24(1):89-103.
4. Secretária de Estado da Saúde de São Paulo. Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo, 2018.
5. Brasil. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União 16 jul 1990;Seção7:10.