Abstract
Fazendo uma revisão dos movimentos sociais femininos e feministas, o artigo chama atenção para as conquistas das mulheres atéos direitos sexuais e reprodutivos, como derivados e integrantes de uma luta social em prol das massas, fazendo uma crítica ao abandono dessas ações por um feminismo identitário e neoliberal que vem se estabelecendo na sociedade e que não se preocupa com as questões socioeconômicas que acometem a maioria das mulheres.
Publisher
Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo
Reference53 articles.
1. Soares V. Muitas faces do feminismo no Brasil. Borba A, Faria N, Godinho T, organizadores. Mulher e política – gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores. São Paulo: Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP (NEMGEUSP); 1998. p.33-54.
2. Correa S. Direitos sexuais e reprodutivos: uma perspectiva feminista. Physis Rev. Saud. Colet. 1996; 6(1-2)147-177.
3. Mattar LD. Reconhecimento jurídico dos direitos sexuais- uma análise comparativa com os direitos reprodutivos. Sur Rev. int. Direit. Human. 2008; 5(8):61-83.
4. Mott MLB. Submissão e resistência: a luta da mulher contra a escravidão. São Paulo: Contexto; 1988.
5. Simas TO. A história de resistência das mulheres escravizadas em Pernambuco (1830-1856) [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2017.