Author:
Fernandes Luana Pavoni,Kalckmann Suzana,Lago Tania
Abstract
Os dispositivos intrauterinos (DIU) são métodos contraceptivos de alta eficácia, bom custo-benefício, com longo período de uso e nenhum efeito colateral sistêmico. No entanto, sua taxa de utilização ainda é baixa no Brasil. Com o objetivo de saber a prevalência de uso contraceptivo na maior cidade do Brasil, São Paulo, foi realizado o inquérito populacional “Ouvindo Mulheres: Contracepção no Município de São Paulo” com uma amostra probabilística de 4.0000 mulheres com idade de 15 a 44 anos, residentes nessa cidade em 2015. Neste artigo, apresenta-se a prevalência de uso de DIU e as características de suas usuárias. Verificou-se que 2,4% das mulheres sexualmente ativas e não grávidas estavam em uso do DIU. Na análise multivariada, revelaram-se associados ao uso do DIU o fato de não ter filhos e a religião. Observou-se que a chance de uma mulher que tem filhos usar o DIU é 8 vezes maior do que a das nulíparas. As espíritas e evangélicas de missão tendem a usar 4 vezes mais o DIU quando comparadas às mulheres sem religião. São necessários esforços para que um número maior de mulheres tenha acesso a informações corretas sobre este método e ao insumo.
Publisher
Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo
Reference17 articles.
1. Perpetuo IHO. Anticoncepção. In: Ministério da Saúde (BR). Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher: PNDS 2006 [internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2006 [acesso em out 2021]. p. 127-142. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/pnds/img/relatorio_final_PNDS2006_04julho2008.pdf.
2. Biblioteca Médica Virtual – Bibliomed. Uso Mundial de DIU [internet]. [acesso em 4 out 2021]. Disponível em: https:// www.bibliomed.com.br/lib/showdoc.cfm?LibDocID=12029.
3. Lago TG, Kalckmann S, Alves MCGP, Escuder MML, Koyama M, Barbosa RM. Diferenciais da prática contraceptiva no município de São Paulo, Brasil: resultados do inquérito populacional Ouvindo Mulheres. Cad Saude Publica. 2020; 36 (10).
4. Perpétuo IHO, Wong LLR. Desigualdade socioeconômica na utilização de métodos anticoncepcionais no Brasil: uma análise comparativa com base nas PNDS 1996 e 2006. In: Ministério da Saúde (BR) . Pesquisa nacional de demografia e saúde da criança e da mulher PNDS 2006: dimensões do processo reprodutivo e da saúde da criança. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009. p. 87–104.
5. Olsen JM, Lago TDG, Kalckmann S, Alves MCGP e Escuder MML. Práticas contraceptivas de mulheres jovens: inquérito domiciliar no município de São Paulo, Brasil. Cad Saúde. Publica. 2018; 34(2): e00019617.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献