Ampliando o olhar à população LGBTQIA+ em grupo de discussão com trabalhadores de saúde do Ambulatório de Especialidades de Tupã

Author:

Longhi Marcelen Palu

Abstract

0 presente estudo se trata de uma pesquisa-agdo realizada com trabalhadores de saúde de um ambulatério médico de especialidade sobre o acolhimento & população LGBTQIA+. Apesar de avangos como a criação da Politica Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuals, Travestis e Transexuais há praticas discriminatórias nos servigos de saúde. O objetivo deste estudo é analisar as discussdes realizadas nestes grupos e seus possiveis desdobramentos nas praticas de saúde do Ambulatório de Especialidades Médicas de Tupa, estado de São Paulo. Também convidamos usuarios de nome social para uma conversa na qual foram apontadas experiéncias que revelam discriminagéo social e dificuldade de acesso ao processo transexualizador. A discussão com os trabalhadores apresentou muitas potencialidades para ampliagao do olhar acerca da populagao LGBTQIA+ e desdobramentos. Constatou- se que houve apropriação do histórico de preconceitos, lutas e conquistas dos LGBTQIA+, reflexdes sobre a vulnerabilidade deste grupo e reorganizagdes no processo de trabalho. Foram observadas algumas fragilidades, como o uso do termo “opção sexua |”, dificuldade de abordagem e expressão de sentimentos homofóbicos ligados a concepções culturais e religiosas. A experiéncia das discussdes com trabalhadores da satde e usuarios de nome social possibilitou a reflexão sobre a necessidade de ampliação do olhar para a população LGBTQIA+, fomentando a construção de um atendimento que garanta seus direitos.

Publisher

Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo

Subject

General Medicine

Reference19 articles.

1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio a Gestão Participativa. Politica nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Brasília (DF); 2013.

2. Secretaria Municipal da Cultura do Rio Grande do Sul. O que significa a sigla LBGTQIA+ [internet]. [acesso em 28 mar 2022]. Disponível em: https://cultura.rs.gov.br/o-que-significa-a-sigla-Igbtaia.

3. Motta JIJ. Sexualidades e politicas publicas: uma abordagem quer para tempos de crise democrática. Saúde debate. 2016; 40(spe):73-86.

4. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem homofobia: programa de combate a violência e a discriminação contra LGTB [internet]. Brasília (DF); 2004 [acesso em 12 maio 2018]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf.

5. Albuquerque GA, Garcia CL, Alves MJH, Queiroz CMHT, Adami F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as politicas públicas de saúde no Brasil. Saúde debate. 2013; 37(98):516-524.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3