Author:
Santos Lucena Fabiana,Sanches Costa Maria Izabel
Abstract
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o status de cidadania das mulheres em situação de rua (PSR) frente ao acesso à políticade saúde brasileira. Para a fundamentação teórica, adotaram-se autores que trabalham com o tema de gênero, cidadania e PSR. Aocategorizar a PSR como cidadãos isolados, argumenta-se que os estigmas e a exclusão social fazem com que tais pessoas sejam privadas de praticamente todos os direitos de cidadania. Evidencia-se que as mulheres em situação de rua têm sua condição ainda mais agravada, tendo em vista o papel social ao qual a mulher é submetida na sociedade. A política de saúde da mulher se constituiu com foco em mulheres que vivem num contexto domiciliar, e a política do Consultório na Rua ampliou a possibilidade de acesso da mulher em situação de rua aos serviços de saúde. Porém, muitas vezes, o cuidado a essas mulheres tem a sua complexidade reduzida à possibilidade de serem gestantes, diminuindo com isso a sua condição de cidadã. Ainda é um desafio dar visibilidade e reconhecer os direitos de cidadania dessas mulheres, cuidando de forma integral a partir de uma leitura crítica das desigualdades construídas historicamente entre homens e mulheres.
Publisher
Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo
Reference31 articles.
1. Costa MIS, Ianni AMZ. Individualização, cidadania e inclusão social na sociedade contemporânea: uma análise teórica. São Bernardo do Campo: EdUFABC; 2018.
2. Costa MIS, Lucena FS. Cidadania e o direito à saúde da população em situação de rua: um olhar sobre a estratégia do Consultório na Rua. RIDH [internet]. 2022 [acesso em 16 nov 2022]; 10 (1): 65-84. Disponível em: https://www2.faac. unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/126/68
3. Var anda W, Ador no, RCF. D esc ar t áveis ur banos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde. Saúde e Sociedade [internet]. 2 004 [ acesso e m 1 2 d ez 2 022]; 1 3(1): 5 6 -69. Disponível em: https://w w w.scielo.br/j/sausoc/a/
4. CPFwkZBjHZXSS6YX4djjQ4B/?format=pdf&lang=pt
5. Andrade FS. Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano. Paco Editorial: Jundiaí; 2019.