Author:
Trapé Carla Andrea,Dos Santos Narciso Kátia Regina,Cordeiro Luciana,Grando Gaiotto Emiliana Maria
Abstract
A saúde do trabalhador é determinada pela forma de organização do processo de trabalho no contexto do modo de produção capitalista, processo que gera sucessivos desgastes, inclusive na área da saúde. Objetiva-se apresentar o processo de elaboração de propostas de enfrentamento do desgaste do trabalhador da Atenção Primária em Saúde, por meio de pesquisa de implementação e da pesquisa participante, com vistas às transformações dos processos de trabalho. Realizou-se sete oficinas emancipatórias para instrumentalização dos trabalhadores com vistas à implementação de estratégias de fortalecimento de saúde dessa população, validadas em diálogo deliberativo, com trabalhadores de uma unidade de saúde da família. O processo educativo foi analisado captando-se os desgastes dos trabalhadores e elencando suas causas sob sua própria óptica, as quais foram se complexificando ao longo do processo, em direção à compreensão das raízes dos desgastes. Foi elaborado documento norteador para apoiar a realização de oficinas, de forma a preparar os trabalhadores para processos de implementação, constituindo o produto apresentado ao programa de mestrado profissional ao qual a pesquisa se vincula. As oficinas se apresentaram como instrumento potente de transformação da compreensão sobre a saúde do trabalhador e as formas de enfrentamento dos desgastes que estes sofrem.
Publisher
Instituto de Saude da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo
Reference28 articles.
1. Bauer MS, Damschroder L, Hagedorn H, Smith J, Kilbourne AM. An introduction to implementation science for the non-specialist.
2. BMC Psychol. 2015;3(32):1-12.
3. Minayo-Gomez C, Thedim-Costa S. A construção do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas. Cad. Saúde Pública. 1997; 13( Suppl 2 ):21-32.
4. Minayo - Gomez C, Vasconcellos LCF, Machado JMH. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde. Ciênc saúde coletiva. 2018;23(6):1963–70.4. Antunes R. O privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. Boitempo: São Paulo, 2018.
5. Laurell AC, Noriega M. Processo de Produção e Saúde - Trabalho e Desgaste Operário. São Paulo: Hucitec; 1989