Abstract
Devido a sua natureza fluida, dinâmica e plural, a perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF) se apresenta como uma ruptura aos padrões hegemônicos, legitimando diversos falantes e contextos. No campo da educação bilíngue de prestígio, nota-se, ainda, a forte presença da hegemonia de saberes e cultura, imposta pelo Norte Global. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pela perspectiva de ILF para a Educação Bilíngue infantil delineada no portfólio bilíngue Global Kids (El Kadri; Saviolli, 2022), demonstrando as possibilidades e as potencialidades de ILF para o ensino de inglês para o contexto bi/multilíngue. Concluímos que o material analisado se apresenta como uma proposta “made in Brazil”, buscando associar temas críticos e locais à educação bilíngue, e se alinhando a implicações pedagógicas da perspectiva (Gimenez, 2009); ênfase em habilidades comunicativas e de acomodação e ênfase no multilinguismo (Calvo et. al., 2022), sendo que todas essas implicações agem no sentido de constituir a cidadania planetária. Ressaltamos a importância da produção local de materiais e propostas para a educação bilíngue de prestígio, que se afaste da ideologia de falantes nativos e considere os saberes locais e a pluralidade de línguas e culturas.
Funder
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference47 articles.
1. BLOCK, D. Language education and globalization. Encyclopedia of language and education, v. 1, p. 31-43, 2008.
2. BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 de jul. de 2022.
3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
4. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
5. CALVO, L. C. S. et al. “English gradually” and multilingual support in EMI: insights from lecturers in two Brazilian universities. Journal of English as a Lingua Franca, v. 11, n. 2, p. 147-170, 2022.