Abstract
O artigo propõe reflexão sobre as peculiaridades da formação continuada de professoras/es da Educação Básica desenvolvida nas instituições que integram o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (PROFLETRAS), apoiando-se em dados obtidos em pesquisa de pós-doutorado realizada na Faculdade de Educação de São Paulo (FEUSP), entre 2021 e 2023, cujo objetivo geral foi propor uma cartografia da didática da literatura no Brasil a partir da análise de dissertações de mestrado defendidas no PROFLETRAS entre 2015 e 2020. O artigo apresenta os principais achados da pesquisa, os quais demonstram certas tendências quanto ao ensino de literatura. Discute-se, então, o que tais convergências entre as dissertações demonstram do PROFLETRAS e do modelo de formação docente proposta pelo programa. Percebe-se que a natureza do programa, oferecido em rede nacional, contribui para que sejam formadas comunidades de práticas ( ) docentes, as quais incluem docentes da educação básica e do ensino superior. Finalmente discorre-se sobre os desafios a serem enfrentados pelo programa após sua primeira década de existência. O referencial teórico que alimenta as reflexões aqui apresentadas está vinculado a autores das pedagogias decoloniais, como Walsh, Palermo, além de Freire e Hooks.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference61 articles.
1. ANDRÉ, R. L. M. A formação do professor de literatura. Polifonia, Cuiabá, n. 18, 2009, p. 27-39.
2. ANNIBAL, S.; SILVA, G. Aspectos da história do ensino de literatura nos periódicos acadêmicos brasileiros. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 31, jan.-jun., p. 25-41, 2019.
3. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais. Documento de Área. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/linguistica-e-literatura-pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
5. CANDIDO, A. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.