Abstract
Este artigo aborda a relação dos seringueiros da Amazônia com a proteção das florestas frente às ameaças para o ambiente. Destaca os aspectos históricos da categoria, desde os processos de exploração do trabalho nos ciclos da borracha até as formas de resistência do Conselho das Populações Extrativistas localizadas no Médio Rio Juruá, Carauari/AM. As informações foram norteadas a partir de revisão bibliográfica e das narrativas das populações deste território coletadas por meio da técnica de história oral. As análises partiram da concepção de Henri Lefebvre acerca da produção do espaço. Apesar do apogeu econômico, os ciclos da borracha foram marcados pela exploração do trabalho de seringueiros e suas famílias. O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) surge como uma forma de resistência a esta problemática. Seu papel é garantir o acesso aos direitos sociais para os povos da floresta acompanhando as ações do Estado. Estes sujeitos atuaram localmente para a consolidação de áreas protegidas, garantindo melhoria da qualidade de vida e geração de renda. Desta forma, solidificando uma governança socioambiental para a promoção da sustentabilidade e da justiça socioambiental.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference36 articles.
1. ALLEGRETTI, Mary. A construção social de políticas ambientais, Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. 2002. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
2. ALLEGRETTI, Mary. A construção social de políticas públicas. Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. Desenvolvimento e meio ambiente, Curitiba, n. 18, p. 39-59, jul./dez. 2008.
3. ALMEIDA, Mauro William Barbosa. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 19, n. 55, p. 33-53, 2004.
4. ALVES, Thais Carla Vieira et al. Traditional knowledge associated with sociobiodiversity products: a look in defense of knowledge holders in the Middle Juruá territory, Amazonas, Brazil. Research, Society and Development, [s. l.], v. 11, n. 13, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35338. Acesso em: 23 feb. 2023.
5. BATISTA, Djalma. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. 2. ed. Manaus: Valer, Edua, Inpa, 2007.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献