Abstract
Já se tem o conhecimento de que não é possível garantir a segurança alimentar para a população apenas com o uso de fertilizantes sintéticos e solúveis em água. Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo e o produto final da compostagem conjunta de resíduos orgânicos com rochas moídas como remineralizadores, tendo avaliado o uso de calcixisto, mica xisto e fonolito. Os demais componentes utilizados para a produção do composto foram cama de bovino, silagem, casca de café e gesso agrícola. Ocorreu uma compostagem eficiente em todos tratamentos, demonstrado pela caracterização da fase termofílica, pela ausência de coliformes totais e pela de germinação de plantas espontâneas. O tratamento com mica xisto produziu o composto no qual ocorreu a menor diminuição relativa de potássio entre as matérias primas originais e o produto final, o que, geralmente, caracteriza uma melhor relação entre custo e benefício.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference68 articles.
1. ASSIS, R. L.; ROMEIRO, A. R. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências, Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 6, p. 67-80, jul./dez., 2002.
2. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. 14ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 350 p.
3. BERNAL, Maria. P.; NAVARRO, Antonio, F.; ROIG, Asunción; CEGARRA, Juan; GARCIA, Diego, E. Carbon and nitrogen transformations during composting of sweet sorghum bagasse. Biology and Fertility Soils. v.22, p.141-148, 1996.
4. BERTON, R. S.; CHIBA, M. K.; COSCIONE, A. R., ABREU, M. F. da; NASCIMENTO, A. L. Compostagem para fins agrícolas. Campinas/SP: Instituto Agronômico de Campinas, 2021. 116 p.
5. BOFF, L. Ecologia: grito da terra, gritos dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.