Abstract
O artigo A metafilosofia solidarista de Richard Rorty e a narrativa docudramática, apresenta como tema principal o papel efetivo do poder redescritivo do docudrama enquanto demanda da autocriação presente na metafilosofia solidarista de Richard Rorty. A conexão entre a filosofia de Rorty, amparada em novos vocabulários que indicam as redescrições e o solidarismo ético, com a estratégia fílmica do docudrama será abordada a partir dos seguintes pontos: a metafilosofia de Richard Rorty: ruptura com a filosofia tradicional e canônica; características e potencialidades da narrativa docudramática: articulação entre a redescrição filosófica rortyana e o docudrama; docudrama e o legado de Richard Rorty para uma filosofia solidarista. A primeira seção pretende a filosofia de Rorty como uma metafilosofia e elaborar uma resumida caracterização dos aspectos temáticos e metodológicos presentes no percurso do projeto de redescrição filosófica em articulação com o solidarismo e com o ironismo liberal. A segunda seção mostrará características e potencialidades da narrativa docudramática na articulação dessa forma narrativa com o pensamento de redescrição filosófica rortyano. E por fim, na terceira seção será discutida a articulação da narrativa docudramática com o projeto de redescrição filosófica e de filosofia como “utopia liberal” da filosofia solidarista de Rorty. O artigo tem como referencial teórico as principais obras de Rorty, sobretudo a sua obra seminal A filosofia e o espelho da natureza (1979) e a obra da virada solidarista que é Contingência, ironia e solidariedade (1989), além de escritos específicos da área de estudiosos sobre o docudrama.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference25 articles.
1. BERNSTEIN, Richard. Pragmatism, pluralism, and the healing of wounds. In: MENAND, Louis. (ed.). Pragmatism. New York: Vintage, 1997. p. 382-401.
2. CALDER, Gideon. Rorty e a redescrição. Tradução Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
3. DOWNING, Lisa; SAXTON, Libby. Film and ethics: foreclosed encounters. London: Routledge, 2010.
4. EDGAR, David. Theatre of fact: dramatist’s viewpoint. In: ROSENTHAL, Alan. Why docudrama?. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1999.
5. GROSS, Neil. Richard Rorty: the making of an American philosopher. Chicago: University of Chicago Press, 2008.