Abstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como enfoque pesquisas de percepção de ciências, as quais, em âmbito nacional, são aplicadas para a população adulta. Contudo, saber o que os brasileiros mais jovens pensam acerca da ciência vem, cada vez mais, despertando interesse. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, cujo objetivo foi verificar as percepções sobre a Ciência de estudantes do Ensino Fundamental de escolas do interior do estado de São Paulo, utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário fechado adaptado do projeto internacional The Relevance of Science Education. Os resultados mostraram que os estudantes possuem uma visão positiva da ciência, sendo capazes de relacionar os conhecimentos da sala de aula com o seu cotidiano, cuidando da saúde ou melhorando a vida das pessoas. Porém, não acreditam que a ciência seja capaz de solucionar todos os problemas, e acreditam que a população deveria participar mais de determinadas problemáticas, como as ambientais. Apesar das atitudes positivas, os estudantes de muitos países, assim como os da presente pesquisa não se sentem motivados a seguirem a carreira de cientista e apresentam certa desconfiança desse profissional, de forma que novos estudos devem ser realizados para entender os motivos desse distanciamento.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference26 articles.
1. ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys' science aspirations: masculinity, capital, and power. Journal os Research in Science Teaching, [London], n. 1, v. 51, p. 1-30. 2014.
2. BENASSI, Cassiane Breatís Pasuck; Strieder, Dulce Maria. Qual a percepção que o jovem brasileiro tem da ciência e tecnologia? In: SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1., Campo Largo, 2020. Anais [...]. Campo Largo: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020. p. 1-5.
3. BERLINGHOFF, William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A Matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. 2. ed. São Paulo: Blucher. 2010.
4. BODMER, Walter. The Public Understand of Science. Londres: The Royal Society, 1985.
5. CASTELFRANCHI, Yurii; VILELA, Elaine; LIMA, Luciana de; MOREIRA, Ildeu; MASSARANI, Luisa. As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o "paradoxo" da relação entre informações e atitudes. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1163-1183, 2013. Suplemento. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/7JGKDbkgfn5XBLTg8TzRC9S/?lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2022.