Geografia do setor hidrelétrico e contradições socioambientais com a 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do estado de Rondônia

Author:

Rabelo Brunoro GuilhermeORCID,De Aguiar Cavalcante Maria MadalenaORCID

Abstract

No estado de Rondônia, no Norte do Brasil, observa-se um notável aumento na utilização da hidroeletricidade, especialmente a partir de 2012, com a construção de grandes Usinas Hidrelétricas (UHEs). Há uma ascensão no aproveitamento hidrelétrico por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), o que gera possíveis contradições socioambientais no que se entende em alteração de limites em zonas institucionais (destinadas às áreas de Proteção Ambiental). O artigo tem como objetivo analisar o setor hidrelétrico em Rondônia, buscando identificar contradições socioambientais com base no conceito de território de Rafesttin (1993). A análise espacial envolve sobreposição do setor hidrelétrico ao Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Rondônia (ZSEE/RO), um instrumento ordenador do uso do território. A metodologia utiliza dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobrepostos ao zoneamento, destacando possíveis contradições nas áreas destinadas a uso social e econômico restrito e áreas institucionais. A instalação de usinas, especialmente na zona dois (2), contraria o zoneamento que desencoraja ocupação nessas áreas. Grandes empreendimentos hidrelétricos podem impulsionar setores como o agronegócio, exercendo pressão sobre áreas institucionais, como Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas (Tis). A conclusão ressalta a importância da análise espacial para o planejamento e gestão pública, considerando as implicações socioambientais da expansão do setor hidrelétrico em zonas institucionais.

Publisher

Universidade Estadual de Londrina

Reference35 articles.

1. - Agência Nacional de Águas – ANA, 2023.

2. - Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, 2023.

3. - ARANHA SILVA, Edima et al. Usinas Hidrelétricas e os Impactos Socioambientais: Caso Reassentamento Porto João André – Brasilândia/MS. In: IV Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2004. Disponível em: www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo2/E2_205.htm. Acesso em 14 de agosto de 2019.

4. - BECK, Ulrich. A reinvenção da política- Rumo a uma teoria da modernização reflexiva, 2010.

5. - BENTES, Rosineide. Um novo estilo de ocupação econômica da Amazônia: histórico social e econômica e temas especiais. 2 ed. Belém, CEJUP. 1992.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3