Abstract
Objetivo: Investiga-se as características da literatura mundial na temática dos agradecimentos do período de 1980-2019 indexada na base de dados Web of Science (WoS) através de indicadores cientométricos de produção e colaboração científica. Metodologia: Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo que utilizou técnicas quantitativas (cientometria) para analisar todos os artigos abrangidos na categoria de assunto Information Science & Library Science, com auxílio dos softwares Bibexcel e Pajek. Resultados: A distribuição dos 105 artigos sobre agradecimentos revela uma tendência de crescimento estável ao longo do período. O incremento significativo a partir de 2009 pode ter sido consequência do trabalho de captura e processamento automático de dados sobre agradecimentos iniciado pela WoS em 2008. Periódicos estrangeiros de língua inglesa lideram o ranking de produtividade e impacto, evidenciando-se a internacionalização e qualidade da produção científica. Os indicadores apontam duas gerações de pesquisadores na temática dos agradecimentos, o primeiro destacando-se em análises de uso, frequência e prevalência do tipo de apoio agradecido e o segundo em análises de informações sobre financiamento. Embora as coautorias identificadas nos artigos possam não representar um alto grau de conexão em rede, elas retratam vínculos colaborativos factuais de natureza intra-institucional. Conclusões: Conclui-se que as descobertas alcançadas até o momento simbolizam o esforço desses pesquisadores em um campo temático que não é novo, mas que está em transformação a partir do surgimento de novas oportunidades para obtenção de dados sobre agradecimentos.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference35 articles.
1. ÁLVAREZ-BORNSTEIN, B.; MORILLO, F.; BORDONS, M. Funding acknowledgments in the Web of Science: completeness and accuracy of collected data. Scientometrics, Amsterdam, v. 112, n. 3, p. 1793-1812, 2017.
2. BEN-DAVID, J. Introdução. In: Sociologia da Ciência. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1975. p. 1-32.
3. BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
4. BOZEMAN, B.; LEE, S. The impact of research collaboration on scientific productivity. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE, 2003, Denver. Proceedings [...] Denver: AAAS, 2003.
5. CRONIN, B. Let the credits roll: a preliminary examination of the role played by mentors and trusted assessors in disciplinary formation. Journal of Documentation, v. 47, n. 3, p. 227-239, 1991.