Abstract
Objetivo: Buscou-se mais bem compreender o objeto pesquisado, a partir da abordagem da gestão da cadeia de suprimentos, debatendo de modo inter-relacionado as contribuições da cultura organizacional e da gestão do conhecimento. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Resultados: Constatou-se que a relação entre cultura organizacional, gestão do conhecimento e gestão da cadeia de suprimentos é real e direta, uma vez que a cultura contribui para a efetividade dos processos de ambos os modelos de gestão. Destaca-se que a forte relação se deve ao fato de que a cultura organizacional é determinante para o estímulo ou desencorajamento do compartilhamento de conhecimento. Em tese, o estímulo à adoção de práticas de compartilhamento de conhecimento pode proporcionar diferenciais competitivos para a cadeia, entretanto, na prática o compartilhamento é uma ação difícil de ser realizada, devido aos valores individuais e organizacionais que influem, tanto no contexto interno da organização quanto no coletivo da cadeia de suprimentos. Conclusões: A partir desta constatação, sugere-se que as organizações devam desenvolver uma cultura voltada à valorização da informação enquanto recurso estratégico, enfocando o melhor uso da gestão do conhecimento, apoiando as atividades de compartilhamento. Para a melhoria do desempenho organizacional é essencial cultivar uma cultura que incentive e forneça oportunidades para comunicar ideias, conhecimentos e experiências.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference44 articles.
1. ABDESSADAK, J.; ACHELHI, H.; REKLAOUI, K. Innovation: The linking & the impact of the variables "Knowledge Management" and "Organizational Culture" on the company's performance. In: INTERNATIONAL COLLOQUIUM ON LOGISTICS AND SUPPLY CHAIN MANAGEMENT, Tânger, Marrocos, 2018. Proceedings […]. Tânger: IEEE, 2018. p. 170-174, Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8428290. Acesso em: 22 nov. 2021.
2. ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54.
3. AL-TIT, Ahmad Adnan. Factors affecting the organizational performance of manufacturing firms. International Journal of Engineering Business Management. v. 9, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://journalssagepubcom.ez87.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/1847979017712628. Acesso em: 22 out. 2021.
4. BANDEIRA, R. A. M.; MELLO, L. C. B. B.; MAÇADA, A. C. G. Relacionamento interorganizacional na cadeia de suprimentos: um estudo de caso na indústria da construção civil. Produção, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 376-387, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3967/396742036012.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
5. CAVALCANTE, L. F. B. Gestão do comportamento informacional apoiada na cultura organizacional e em modelos mentais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献