Abstract
Objetivo: O presente estudo propõe uma reflexão sobre a construção e/ou constituição de novos paradigmas para a civilização pós-moderna. Sobretudo, da possibilidade de constituição do paradigma sustentabilidade como um novo paradigma dominante em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo deste ensaio consiste em apresentar uma análise crítica sobre visualizar a Sustentabilidade Informacional como um novo paradigma para a Ciência da Informação. Metodologia: Quanto aos objetivos caracteriza-se como um estudo bibliográfico e exploratório. Resultados: A discussão sobre Sustentabilidade Informacional surgiu em 2018, no Grupo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade na Ciência da Informação, no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entretanto, é um campo nascente em pesquisas científicas sobre sustentabilidade na Ciência da Informação, buscando abordar e discutir desafios para os cientistas da informação. Isto é, procurando compreender o funcionamento de sistemas complexos da área com relação ao acesso e uso da informação, à organização do conhecimento e ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de informação. Conclusões: Existe uma infinidade de pesquisas, estudos educacionais, formação profissional, especializações e ações práticas que podem ser desenvolvidas focadas na causa da Sustentabilidade. E consequentemente, para alcançar as dimensões do Desenvolvimento Sustentável, em que a Ciência da Informação possui potencial para incluir a causa em suas pesquisas, por meio da Sustentabilidade Informacional. Mas, será que se torna um novo paradigma? Ou apenas se interrelaciona a desafios científicos já existentes na área? Talvez possa ser uma questão de semântica, porém, é inquestionável que urgentemente pesquisadores da Ciência da Informação reflitam sobre a consolidação da temática na sua atuação científica e social, focando seus objetivos científicos às metas globais de desenvolvimento sustentável, cuja proposta da Sustentabilidade Informacional pode ser o caminho para uma Ciência da Informação sustentável.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference37 articles.
1. ALBAGLI, S. Informação e desenvolvimento sustentável: novas questões para o século XXI. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1-9, jan. 1995. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/617. Acesso em: 27 jul. 2021.
2. ALMEIDA, D. P. D. R.; ANTONIO, D. M.; BOCCATO, V. R. C.; GONÇALVES, M. C.; RAMALHO, R. A. S.; ALMEIDA, D. P. D. R.; BOCCATO, V. R. C. Paradigmas contemporâneos da ciência da informação: a recuperação da informação como ponto focal. Revista Eletrônica Informação e Cognição, Marília, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/142968. Acesso em: 24 abr. 2023.
3. ARAÚJO, W. C. O.; INOMATA, D. O.; RADOS, G. J. V. Desenvolvimento sustentável empresarial: o uso da gestão da informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 12, p. 119-135, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1597. Acesso em: 27 jul. 2021.
4. ARRUDA, R. G. Unidades de informação e sustentabilidade: requisitos para organizações do conhecimento: o caso Embrapa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 28-41, jan. 2009. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/146/153. Acesso em: 27 jul. 2021.
5. ASHLEY, P. A. (org.). Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios: (des)construindo limites e possibilidades. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. 279 p.