Abstract
Objetivo: Inserido no contexto do potencial dos dados de pesquisa para o avanço científico, o presente artigo busca avaliar a conformidade dos datasets depositados no repositório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quanto aos 4 princípios FAIR.Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa, com caráter descritivo e exploratório. A amostra contempla os 12 datasets depositados no repositório institucional da UFSCar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ferramenta auxiliar F-UJI, que permite a avaliação automática dos datasets e fornece relatórios de feedback. Resultados: A média de pontuação geral quanto à aderência dos datasets aos princípios foi de 30%. As pontuações individuais para cada um dos quatro princípios também foram baixas, com as maiores notas sendo: 4/7 para encontrável, 1,5/3 para acessível, 1/4 para interoperável e 2/4 para reusável.Conclusões: Para que o repositório da UFSCar siga as diretrizes internacionais de boas práticas, recomenda-se à instituição que considere a implementação gradual dos princípios FAIR como uma melhoria do serviço, especialmente em relação ao princípio interoperável, um dos aspectos essenciais quando se fala em repositórios de dados de pesquisa.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference26 articles.
1. BERNERS-LEE, T. Linked Data. 2009. Disponível em: https://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html. Acesso em: 18 ago. 2020.
2. BERTIN, P.; VISOLI, M.; DRUCKER, D. A gestão de dados de pesquisa no contexto da e-science: benefícios, desafios e oportunidades para organizações de p&d. PontodeAcesso, Salvador, v. 11, n. 2, p. 34-48, 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21449. Acesso em: 04 abr. 2020.
3. CURTY, R. Abordagens de reúso e a questão da reusabilidade dos dados científicos. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4777. Acesso em: 17 ago. 2021.
4. DEVARAJU, A.; MOKRANE, M.; CEPINSKAS, L.; HUBER, R.; HERTERICH, P.; de VRIES, J.; AKERMAN, V.; L'HOURS, H.; DAVIDSON, J.; DIEPENBROEK, M. From Conceptualization to Implementation: FAIR Assessment of Research Data Objects. Data Science Journal, London, v. 20, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://datascience.codata.org/articles/10.5334/dsj-2021-004/. Acesso em: 15 jun. 2021.
5. SEM AUTOR. Dez anos da iniciativa de Budapeste em acesso aberto: a abertura como caminho a seguir. Budapest Open Access Initiative, [S.I.], [S.N.], 2012. Disponível em: https://aberta.org.br/dez-anos-da-iniciativa-de-budapeste-em-acesso-aberto-a-abertura-como-caminho-a-seguir/. Acesso em: 4 mar. 2019.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献