Abstract
Objetivo: Apresenta uma proposta de modelo de competência em informação científica para a formação de avaliadores de periódicos, após explorar modelos de competência em informação para a criação de estratégias e ações que possam aprimorar o trabalho dos avaliadores. Teve como objetivos específicos o aprofundamento na literatura sobre o processo de avaliação em periódicos e o papel do avaliador; a análise de programas de alfabetização informacional e o desenho de uma proposta de modelo de competência em informação científica para avaliadores. Metodologia: Utilizou como método a análise de conteúdo de Bardin para a criação de categorias e desenvolvimento de boas práticas para a formação e atuação de avaliadores a partir dos modelos encontrados na literatura. Resultados: Como resultado identificaram-se sete categorias: necessidade ou problema, busca de informação, criação de informação, comunicação da avaliação, decisão da avaliação, ética na comunicação científica e tecnologias da informação para a avaliação. Conclusões: A avaliação da ciência é uma das chaves que garante a qualidade, a fidelidade e a reprodutibilidade das pesquisas, logo, esperam-se que este modelo possa colaborar para aprimorar o trabalho dos avaliadores de artigos.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference22 articles.
1. ALVES, Fernanda Maria Melo; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 83-104, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p83. Acesso em: 10 jan. 2022.
2. ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2016.
3. ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ALA, 2000.
4. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
5. BOERISWATI, Endry. The implementing model of empowering eight for information literacy. US-China Education Review, New York, v. 7, p. 650-661, 2012. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535495.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.