Abstract
Objetivo: A pandemia da COVID-19 potencializou os movimentos antivacina e a hesitação vacinal, além de fenômenos informacionais como a infodemia, a desinformação, a misinformação e as fake news. Com base nesse cenário, este estudo buscou problematizar, especialmente os movimentos antivacina e a hesitação vacinal frente à COVID-19, sob a ótica da Ciência da Informação. Como objetivo foi estabelecido identificar pesquisas no campo da Ciência da Informação relacionadas ao movimento antivacina e à hesitação vacinal, de modo a elucidar como a área tem se posicionado em suas publicações que destacam os motivos pelos quais um indivíduo hesita ser vacinado contra a COVID-19.Metodologia: Para atingir o objetivo proposto, o estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, do tipo exploratório a partir de uma pesquisa bibliográfica.Resultados: Como principais resultados destaca-se que os movimentos antivacina e a hesitação vacinal se relacionam a diferentes motivos envoltos em fenômenos informacionais, além de a Ciência da Informação poder atenuar a proliferação desses acontecimentos, por meio da divulgação de informações verídicas e confiáveis, que podem salvar vidas.Conclusões: Para isso, o profissional da informação necessita expandir sua atuação para os contextos sociais, a fim de contribuir com os mais diversificados cenários, no qual a informação assume um papel decisivo em diferentes frentes, como é o caso da vacinação contra a COVID-19.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Economics, Econometrics and Finance
Reference34 articles.
1. ALEIXANDRE-BENAVENT, R.; CASTELLÓ-COGOLLOS, L.; VALDERRAMA-ZURIÁN, J. C. Información y comunicación durante los primeros meses de Covid-19: Infodemia, desinformación y papel de los profesionales de la información. Profesional de la información, [S.l.], v. 29, n. 4. p. 1-17, 2020.
2. ALLINGTON, D.; MCANDREW, S.; MOXHAM-HALL, V.; DUFFY, B. Coronavirus conspiracy suspicions, general vaccine attitudes, trust, and coronavirus information source as predictors of vaccine hesitancy among UK residents during the COVID-19 pandemic. Psychological Medicine, [S.l.], p. 1-12, abr. 2021.
3. APS, L. R. D. M. M.; PIANTOLA, M. A. F.; PEREIRA, S. A.; CASTRO, J. T. D.; SANTOS, F. A. D. O.; FERREIRA, L. C. D. S. Eventos adversos de vacinas e as consequências da não vacinação: uma análise crítica. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 52, n. 40, abr. 2018.
4. BARRETT, M. C. Myriad benefits of the great British talent for invention. Times, Londres, dez. 2004.
5. BENIS, A.; SEIDMANN, A.; ASHKENAZI, S. Reasons for taking the COVID-19 vaccine by US social media users. Vaccines, [S.l.], v. 9, n. 315, p. 1-17, 2021.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献