Abstract
Objetivo: Compreender como a curadoria social tem contribuído para o desenvolvimento de competências críticas em informação de maneira combativa às desinformações no YouTube. Metodologia: Apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos vídeos do canal Tese Onze, no YouTube, com base na curadoria social e competência crítica em informação. Resultados: Adotaram-se categorias prioritárias na análise de conteúdos, que permitem analisar as variáveis encontradas. São elas: i) espaços informacionais alternativos; ii) senso crítico informacional; e iii) uso da informação construída. Conclusões: Como alternativa para desarticular o fenômeno da desinformação, constata-se o potencial da correlação entre a Curadoria Social, enquanto possibilidade de construção coletiva de conteúdo, e a Competência Crítica em Informação, que se desenvolve como um movimento de prática.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference25 articles.
1. ARAÚJO, C. A. Á. O fenômeno da pós-verdade: uma revisão de literatura sobre suas causas, características e consequências. ALCEU, Rio de Janeiro, v. 20, n. 41, jul./set. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/fDO57. Acesso em: 08 jul. 2021.
2. BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
3. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 278 p.
4. BEAGRIE, N. Digital Curation for Science, Digital Libraries, and Individuals. International Journal of Digital Curation, [S. l.], v. 1, p. 3-16, 2008. Disponível em: https://bityli.com/xnWUI. Acesso em: 16 jun. 2021.
5. BEZERRA, A. C. Vigilância e cultura algorítmica no novo regime global de mediação da informação. Perspectivas em ciência da Informação, [s. l.], v. 22, p. 68-81, 2017.