Abstract
A incorporação de espaços públicos dentro do perímetro urbano de uma cidade atende a necessidade de promover a qualidade socioambiental no seu diâmetro de abrangência. Em relação a Montes Claros - MG, o Parque Sapucaia consiste num exemplo de área verde que oferece não apenas benefícios sociais, mas também benefícios ecossistêmicos à população. No intuito de aprimorar as discussões sobre como uma área verde interfere na dinâmica ambiental da cidade e consequentemente, nas condições de vida e saúde dos citadinos, o objetivo deste artigo foi avaliar a importância social e ecossistêmica do Parque Sapucaia na promoção da qualidade de vida da população. O procedimento metodológico adotado iniciou-se com uma revisão bibliográfica onde foram estudados os conceitos de espaços públicos, parques urbanos e áreas verdes; seguida por uma visita ao Parque Sapucaia para identificar as suas funcionalidades. Os resultados obtidos confirmam que o referido parque exerce funcionalidade estética, social e ecossistêmica, tornando-se um importante mecanismo para a promoção da qualidade de vida da população. Utilizando o Parque Sapucaia como exemplo, torna-se necessário pensar políticas de planejamento que considerem a implantação de áreas verdes, como os parques urbanos, para melhorar a qualidade de vida da população residente em outras regiões da cidade.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference32 articles.
1. BARGOS, Daniela Caporusso; MATIAS, Lindon Fonseca. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. REVSBAU, Piracicaba, v. 6, n. 3, p. 172-188. 2011. Disponível em: http://www.revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo169-publicacao.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.
2. BELÉM, Ronaldo Alves; VIDAL, Victória Caroline. Caminhadas no parque: um projeto de educação ambiental para o Parque Municipal da Sapucaia - Montes Claros/MG. Revista Verde Grande, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 34-54, 2019.
3. BENAKOUCHE, Rabah; CRUZ, Renê Santa. Avaliação monetária do meio ambiente. São Paulo: Makron Books, 1994.
4. BERTONI, José; LOMBARDI NETO, Francisco. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 1999.
5. BORJA, Jordi. La ciudad conquistada. Madrid: Alianza Editorial, 2003.