Cannabis e Ciência: Identificação de Redes de Pesquisa com/sobre a Cannabis a Partir da Plataforma de Currículos Lattes

Author:

Rodrigues Ana Paula Lopes da SilvaORCID

Abstract

A adoção de uma política internacional de drogas de cunho proibicionista, que classificou a cannabis como uma droga ilícita, resultou no hiato científico que perdurou entre o início do século XX e os anos 1960, quando Raphael Mechoulam instituiu novos marcos para a ciência canábica (descoberta do THC, do CBD e descrição do Sistema Endocanabinoide). Hoje, observa-se o crescente interesse pela planta e seus atributos medicinais e mercadológicos. Assim, esta pesquisa objetiva mapear as redes de pesquisadores com/sobre a cannabis no Brasil a partir de currículos Lattes. Foram analisados currículos de 59 autores de artigos sobre o tema. As relações de coautoria apontam distintas formações de redes de pesquisa que englobam desde parcerias orientador-orientados até colaboradores em uma mesma instituição ou instituições diversas. Os resultados permitem identificar, mapear e popularizar algumas dessas redes de pesquisa com e sobre a cannabis no Brasil, em Saúde, Ciências Humanas e Agrárias.

Funder

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Publisher

Universidade Estadual de Londrina

Subject

General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science

Reference25 articles.

1. AMARAL, Belchior Puziol; TOROSSIAN, Sandra Djambolakdjian. Drogas, o que são? Por que usamos? Por que devemos repensá-las? In: ALEXANDER, Bruce K.; MERHY, Emerson Elias; SILVEIRA, Paulo (org.). Criminalização ou acolhimento?: políticas e práticas de cuidado a pessoas que também fazem o uso de drogas. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. p. 112-130. (Série Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde).

2. BACKES, Michael. Cannabis pharmacy: the practical guide to medical marijuana. London: Hachette UK, 2017.

3. BARROS, André; PERES, Marta. Proibição da maconha no Brasil e suas raízes históricas escravocratas. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-20, jan. 2011.

4. BIANCARELLI, Aureliano. Universidades federais plantam maconha com aval da Justiça para estudos inéditos no Brasil enquanto UFV, de Viçosa (MG), deu a largada para o primeiro programa brasileiro de melhoramento genético, UFRRJ, do Rio de Janeiro (RJ), pesquisa cultivo da cannabis. Globo Rural, São Paulo, 25 nov. 2020. Disponível em: https://globorural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2020/11/universidades-federais-plantam-maconha-com-aval-da-justica-para-estudos-ineditos-no-brasil.html. Acesso em: 7 jun. 2023.

5. BRAND, E. Joseph; ZHAO, Zhongzhen. Cannabis in Chinese medicine: are some traditional indications referenced in ancient literature related to cannabinoids?. Frontiers in Pharmacology, Lausanne, v. 8, p. 1-11, mar. 2017.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3