Abstract
Os estudos sobre movimentos sociais e Estado no Brasil têm assumido cada vez mais uma perspectiva relacional, ao questionarem a separação analítica de dinâmicas próprias dos movimentos, de um lado, daquelas do Estado, de outro. Têm, assim, mobilizado conceitos como encaixes institucionais (LAVALLE et al., 2019) e repertórios de interação (ABERS; SERAFIM; TATAGIBA, 2014), na tentativa de evidenciar a interatividade entre Estado e sociedade no Brasil. Este artigo pretende estabelecer uma leitura crítica e panorâmica dos elementos centrais que compõem as principais análises contemporâneas no Brasil, para assim sugerir que uma retomada teórica do pragmatismo norte-americano pode oferecer ferramentas teóricas e conceituais ao giro relacional da literatura brasileira. O conceito de ação recíproca será evidenciado, na medida em que permite: 1) aos encaixes institucionais tornarem-se mais dinâmicos e 2) aos repertórios de interação aprofundarem o caráter relacional da própria ação coletiva. Trata-se de sugerir que o pragmatismo norte-americano oferece ao giro relacional brasileiro um aporte teórico de fôlego nas análises da ação coletiva em suas relações com o Estado.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference67 articles.
1. ABERS, Rebecca Neaera. Ativismo institucional: criatividade e luta na burocracia brasileira. Brasília: Editora UnB, 2021.
2. ABERS, Rebecca Neaera; KECK, Margaret E. Autoridade prática: ação criativa e mudança institucional na política das águas do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.
3. ABERS, Rebecca Neaera; SERAFIM, Lizandra; TATAGIBA, Luciana Ferreira. Repertórios de interação Estado-Sociedade em um Estado heterogêneo: a experiência na Era Lula. Dados - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 57, n. 2, p. 325-357, 2014.
4. ABERS, Rebecca Neaera; SILVA, Marcelo Kunrath; TATAGIBA, Luciana Ferreira. Movimentos sociais e políticas públicas: repensando atores e oportunidades políticas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 105, p. 15-46, 2018.
5. ABERS, Rebecca Neaera; VON BÜLOW, Marisa. Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre Estado e sociedade? Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 52-84, 2011.