Abstract
A produção pecuária brasileira tem crescido a cada ano de forma a contribuir para o incremento a geração de renda no meio rural, elevando sua participação na renda do país. Porém, além dos aspectos produtivos e zootécnicos, é importante a análise econômica dos sistemas de produção dentro da bovinocultura de corte, tratando as propriedades como empresas e comparando os diferentes sistemas de produção. Este estudo tem como objetivo comparar e analisar indicadores zootécnicos e econômicos dos sistemas, identificando as variáveis que limitam a sua lucratividade, sugerindo alternativas para aumento de desempenho econômico da propriedade. O trabalho foi realizado por meio de um estudo de caso no município de Dom Pedrito – Rio Grande do Sul. A partir de uma entrevista semiestruturada, coletaram-se dados zootécnicos e econômicos, para traçar o perfil da propriedade; posteriormente realizou-se a análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos. O estudo proporcionou a identificação do sistema de recria como mais lucrativo e rentável. Concluiu-se que o manejo do sistema de recria adotado se mostrou viável, enquanto o sistema de cria não se mostrou viável a propriedade, porém por meio da adoção de tecnologias e otimização de resultados pode-se aumentar a receita da propriedade dentro dos sistemas, e assim tornar o sistema de cria lucrativo.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference55 articles.
1. ABIEC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNE. Beef report: perfil da pecuária no Brasil 2020. Brasília: ABIEC, 2020. Relatório anual. Disponível em: http://abiec.com.br/publicacoes/beef-report-2020/. Acesso em: 2 dez. 2020.
2. AGASTIN, A.; NAVES, M.; FARANT, A.; GODARD, X.; BOCAGE, B.; ALEXANDRE, G.; BOVAL, M. Effects of feeding system and slaughter age on the growth and carcass characteristics of tropical-breed steers. Journal of Animal Science, Champaign, v. 91, n. 8, p. 3997-4006, 2013.
3. ARAÚJO, H. S.; SABBAG, O. J.; LIMA, B. T. M.; ANDRIGUETTO, C.; RUIZ, U. S. Aspectos econômicos da produção de bovinos de corte. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiania, v. 42, n. 1, p. 82-89, 2012.
4. BANNOCK, G.; BAXTER, R. E.; DAVIS, E. The penguin dictionary of economics. 7. ed. Londres: Penguin Books, 2003.
5. BARBIERI, R.; CARVALHO, J. B.; SABBAG, O. J. Análise de viabilidade econômica de um confinamento de bovinos de corte. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 3, p. 357-369, 2016.