Author:
Miranda Ariane Maria Fonseca,Pacheco Mila,Queiroz Ana Patrícia,Silva José Adriano,Araújo Patrícia,Martins Rosa
Abstract
<p>Uma variante da cefaleia crônica diária, a cefaleia por uso excessivo de medicamentos é uma manifestação clínica de<br />frequência ≥ 15 dias por mês, durante 3 meses. Possui um diagnóstico deficiente e um tratamento dividido em etapas, sendo<br />a desintoxicação, a etapa de fundamental importância. Este artigo apresenta uma revisão sobre o tema, contribuindo para<br />o esclarecimento das principais manifestações clínicas, principais teorias envolvendo sua fisiopatologia e a terapêutica<br />farmacológica empregada. A metodologia utilizada foi uma revisão de publicações europeias e americanas, no período de<br />2001 a 2013, nos idiomas português, inglês e espanhol. Todos os medicamentos utilizados no tratamento sintomático das<br />cefaleias são capazes de cronificar uma cefaleia preexistente, desde que sejam utilizados excessivamente, de forma regular<br />e continuada. A suspensão de tais agentes terapêuticos resultará em melhoria na maioria dos pacientes, porém pode ser<br />necessária a introdução de uma terapia de suporte de transição e/ou terapia profilática. Os tratamentos nao farmacológicos,<br />quando associados ao farmacológico, ampliam a possibilidade de resultados satisfatórios, evitando recaídas.</p>
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference48 articles.
1. 1. Silva, RS. Análise do impacto da enxaqueca e de outros subgrupos de disfunção temporomandibular na severidade da dor miofascial da musculatura mastigatória e cervical. [Tese]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. 2007.
2. 2. SBED- Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. Disponível em: http://www.dor.org.br/publico/classificacao.asp. Acesso em: 05 mai. 2012.
3. 3. Evangelista, RA. Avaliação da qualidade de vidas das mulheres que apresentam cefaleia. 2007. [Tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
4. 4. AMB; CFM. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Projeto Diretrizes. Cefaleias em adultos na atenção primária à saúde: diagnóstico e tratamento. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/8_volume/16-Cefaleias.pdf. Acesso em: 05 mai. 2012.
5. 5. SBC- Sociedade Brasileira de Cefaléia. A dor de cabeça é uma das queixas mais comuns do homem civilizado. 2007. Disponível em: http://www.sbce.med.br/index.php. Acesso em: 15 abr. 2012.