Abstract
O Sistema Único de Saúde (SUS) e o National Health Service (NHS) possuem caráter público e oferecem acesso gratuito aos serviços de saúde. No entanto, em relação ao desenvolvimento da atenção básica, existem diferenças na cobertura destes dois sistemas. O objetivo foi fazer uma análise comparativa crítica entre os dois sistemas. A revisão bibliográfica do tipo narrativa foi conduzida em bases eletrônicas científicas de dados e portais do Ministério da Saúde e United Kingdom Department of Health. Apesar de serem guiados pelos mesmos princípios, o SUS e o NHS assumiram decisões diferentes ao longo dos anos a fim de se adaptarem às realidades socioeconômicas, epidemiológicas e contextos históricos que presenciaram. No SUS, foi observado um aumento progressivo da participação dos Municípios e Estados na gestão e financiamento do sistema e uma diminuição dos gastos públicos federais. No NHS, o financiamento se manteve concentrado na coleta de impostos da esfera nacional, estando as estâncias regionais responsáveispela execução e contratação dos serviços de saúde.
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference62 articles.
1. 1. Bastos ILG. O direito à saúde um desafio do SUS. 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-direito-a-saude-um-desafio-do-sus/26806/
2. 2. Arruda VD. Relacionamento com stakeholders: Estudo em um laboratório na área de saúde humana. Pedro Leopoldo. Dissertação [Mestrado Profissional em Administração]. Fundação Pedro Leopoldo; 2015.
3. 3. Nunes E. Principais sistemas de saúde no mundo. Disponível em: http://auditsaude.com.br/Sistemas%20de%20Sa%C3%BAde%20no%20Mundo%202.pdf
4. 4. Pivetta SL. Direito fundamental à saúde. Regime jurídico, políticas públicas e controle judicial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais; 2014.
5. 5. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aprovada em 10 de dezembro de 1948, em Paris. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献