ANÁLISE DA SEGURANÇA DO USO DE IMUNOSSUPRESSORES POR PACIENTES INSUFICIENTES RENAIS

Author:

Toaldo Fernanda,Dos Santos Flavia Lorenzen,Sales Fernanda Cristina Ostrovski,Aschenbrenner Jaqueline De Jesus

Abstract

A insuficiência renal aguda (IRA) e a insuficiência renal crônica (IRC) consistem em patologias com incidência crescente ao longo dos últimos anos no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (2018), o número de pacientes com estas comorbidades tem aumentado cerca de 200% em 16 anos, tendo como alternativa de tratamento o transplante do órgão. Uma das principais terapias pós-transplante renal consiste no uso de imunossupressores, com o objetivo de conter a rejeição do enxerto. Em contrapartida, a segurança desta farmacoterapia ainda é bastante discutida, pela alta probabilidade de ocorrência de reações adversas. Esse estudo objetivou apresentar e analisar dados numéricos referentes à ocorrência de Reação Adversa a Medicamentos (RAM) relacionados a imunossupressores utilizados como farmacoterapia por pacientes com IRA ou IRC, internados em um Hospital Universitário do Município de Curitiba. PR. Trata-se de um estudo retrospectivo observacional, baseado na análise de prontuários físicos e eletrônicos de pacientes insuficientes renais agudos ou crônicos, por meio de busca ativa em tabelas de dispensação de imunossupressores. Este trabalho incluiu prontuários de 162 pacientes, sendo que 118 destes  apresentaram uma ou mais possíveis reações adversas de imunossupressores. A RAM de maior prevalência no estudo foi “infecção oportunista” e a de menor prevalência “hipoalbuminemia”. Para maior confiabilidade dos resultados foi aplicado Algoritmo de Naranjo, onde “infecção” permaneceu relevante em 26% dos seus casos classificada pelo algoritmo como “provável”. Diante dos resultados expostos, observa-se a importância do farmacêutico clínico na otimização da farmacoterapia imunossupressora utilizada por pacientes insuficientes renais do hospital em questão.

Publisher

Conselho Federal de Farmacia

Subject

General Medicine

Reference24 articles.

1. 1. Kumar V; Abbas AK; Fausto N. Patologia - Bases Patológicas das Doenças. 7ª ed. 4ª tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005.

2. 2. Riella MC. Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidroeletrolíticos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010.

3. 3. Smeltzer SC; Bare BG. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

4. 4. SBN. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Censo de diálise revela 40 mil novos pacientes em 2017 no Paraná. SBN Informa. 2018;(114):18-22

5. 5. Rang HP; Ritter JM; Flower RJ; Hendernson G. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3