Author:
Affonso Raphael Da Silva,Lima Karine Silva,Oyama Yasmine Mithiê de Oliveira,Deuner Melissa Cardoso,Garcia Danielle Rodrigues,Barboza Larissa Leite,França Tanos Celmar Costa
Abstract
A presente pesquisa de campo refere-se ao uso indiscriminado de psicoestimulantes, com ênfase no cloridrato de metilfenidato. Este medicamento é indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da narcolepsia. O cloridrato de metilfenidato é um fármaco que age no sistema nervoso central, inibindo a recaptação de dopamina e noradrenalina dos terminais sinápticos. Ele vem sendo usado, sem a orientação medica, de forma a potencializar as funções cognitivas de indivíduos que não possuem nenhum tipo de distúrbio. O objetivo desta pesquisa foi identificar e quantificar o uso não terapêutico do cloridrato de metilfenidato, analisar os efeitos colaterais provocados por tal medicamento e fazer um levantamento do uso de outros psicoestimulantes. A pesquisa foi realizada na Faculdade Anhanguera de Brasília (FAB), com a aplicação de um questionário sobre o uso indiscriminado do cloridrato de metilfenidato ou outros psicoestimulantes pelos estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. A análise dos dados coletados demonstrou que, de um total de 400 entrevistados, 6,0% (n=24) relataram o uso de metilfenidato. Dentre os estudantes que relataram o uso, somente 16,7% (n=4) possuíam o diagnóstico médico de TDAH para o uso terapêutico. Outros autores apontam um aumento crescente na produção e na utilização do cloridrato de metilfenidato. De acordo com a avaliação do questionário respondido pelos alunos da FAB 19,5% dos estudantes revelaram já terem feito uso de algum medicamento para auxiliar os estudos e 57% dos alunos que usaram o cloridrato de metilfenidato como psicoestimulantes o fizeram sem a orientação de um médico.
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference36 articles.
1. 1. Louzã MR, Mattos P. Questões atuais no tratamento farmacológico do TDAH em adultos com metilfenidato. J.Bras. Psiquiatr., 2007; 56(1):53-56. DOI 10.1590/S0047-20852007000500012
2. 2. Lima C. Somos todos desatentos? O TDA/H e a construção de bioidentidades. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005.
3. 3. Barkley RA, ADHD and the nature of self-control. New York: Gilford Press. 1997.
4. 4. Eidt NM, Carvalho LRRA. Medicalização da educação nas salas de apoio à aprendizagem: Apontando iniciais. III Seminário Internacional a Educação Medicalizada Reconhecer e Acolher as Diferenças. 2013 Nov 23-26; PUC do Paraná. Curitiba.
5. 5. Fagundes AON. Efeito da administração de metilfenidato sobre a cadeia respiratória mitocondrial em cérebro de ratos jovens [Dissertação]. Santa Catarina: Universidade do extremo sul catarinense. 2006.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献