Author:
COLOMBO Roberta Truzzi,ZANUSSO JÚNIOR Gerson
Abstract
A hemofilia é um grave distúrbio hereditário da coagulação sanguínea, causada pela deficiência da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B). A doença é decorrente de alterações nos genes codificantes destes fatores localizados no braço longo do cromossomo sexual X. Assim sua ocorrência no sexo masculino é quase que exclusiva, devido o homem apresentar somente um cromossomo X. A gravidade da doença pode variar em severa, moderadamente severa e leve, após dosagem dos fatores VIII e IX da coagulação. Uma das complicações mais temíveis dos pacientes com esta doença refere-se ao desenvolvimento de inibidores, que são anticorpos direcionados contra os fatores infundidos. O diagnóstico da doença é realizado através de exames laboratoriais, principalmente pelo coagulograma completo e dosagem de fatores específicos, baseando-se nas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente. A hemofilia não tem cura e a base do seu tratamento é a infusão do concentrado do fator deficiente. No entanto, pacientes podem desenvolver inibidores específicos para os fatores infundidos e, nestes casos as alternativas de tratamento são o uso da biotecnologia para novos medicamentos e o uso da terapia gênica.
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference50 articles.
1. 1. Almeida FA, Vidal TO. Hemofilia na infância: o impacto da doença sobre a atuação dos pais na educação da criança [Trabalho de conclusão de curso de Enfermagem]. São Paulo, Brasil: Hospital Israelita Albert Einstein. 2008.
2. 2. Rodrigues N. Hemofilia: origem, transmissão e terapia génica. Universidade Nova de Lisboa. 2005 [cited 2011 20/10]. Available from: http://biogilde.files.wordpress.com/2010/11/hemofilia.pdf.
3. 3. BRASIL. Ministério da Saúde do Brasil. Manual de reabilitação na hemofilia. Elaborado por: Mônica Hermida Cerqueira et al. Brasília: 2011.
4. 4. Pio SF, et al. As bases moleculares da hemofilia A. Rev. da Assoc. Med. Bras. 2009; 55(2): 213-9.
5. 5. Chaves DG, Rodrigues CV. Desenvolvimento de inibidores do fator VIII na hemofilia A. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2009; 31(5): 384-90.