Abstract
O cálcio é um dos minerais de importância ímpar no organismo humano, exercendo importantes funções celulares, principalmente sobre o sistema ósseo. Com o envelhecimento, alguns órgãos sofrem alterações que comprometem o seu funcionamento, como no caso do osso que tem a sua densidade reduzida a partir do envelhecimento, aumentando o risco de fraturas e de doenças ósseas como, por exemplo, a osteoporose. Uma opção para diminuir este desgaste ósseo é a utilização de suplementos medicamentosos à base de sais de cálcio, os quais possuem concentrações diferentes de cálcio, além de necessitarem de um pH estomacal ótimo para absorção e apresentarem diferentes graus de solubilidade, podendo, portanto, serem utilizados em diferentes situações clínicas. Além da redução da perda óssea, tal forma de tratamento possui outros benefícios como a redução da pressão sanguínea e redução da dislipidemia, mas também está associado à calcificação vascular e outros riscos que promovem o aumento da mortalidade nos pacientes, além de promover o acúmulo de metais pesados. Como estes suplementos podem ser adquiridos sem prescrição médica, os mesmos estão facilmente ao alcance da população idosa que é induzida pelas campanhas publicitárias, sendo risco de ocorrência de complicações multiplicado. Com isso, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sobre
os riscos e benefícios relacionados à suplementação medicamentosa de cálcio realizada, geralmente sem orientação médica, por idosos.
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference34 articles.
1. 1. Silva WJM, Ferrari CKB. Metabolismo mitocondrial, radicais livres e envelhecimento. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14: 441-451.
2. 2. Soares MAMS. Avaliação da terapêutica potencialmente inapropriada no doente geriátrico. [Tese de doutorado em farmacoepidemiologia]. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa. 2009.
3. Perfil da automedicação em idosos no Município de Barretos/São Paulo/Brasil;Santello;Infarma,2013
4. 4. Fechine B, Trompieri N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Rev. Cienc. Int.. 2012; 20 (1): 106-194.
5. 5. Cardoso AF. Particularidades dos idosos: uma revisão sobre a fisiologia do envelhecimento. Educación Física y Deportes, revista digital, Buenos Aires, 2009; 130:
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献