MONITORAMENTO DE INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS ENTRE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS E OS MEDICAMENTOS CONVENCIONAIS PELO SISTEMA DE FARMACOVIGILÂNCIA BRASILEIRO

Author:

Mazzari Andre Luis Dias Araujo,Prieto Jose Maria

Abstract

O consumo de plantas medicinais e fitoterápicos está cada vez mais em expansão pelo mundo. Contudo, os fitoterápicos, como qualquer xenobiótico, podem causar alterações farmacocinéticas no organismo, ocasionando distúrbios nos metabolismos de fase 1 e fase 2, devido à inibição ou indução de enzimas metabólicas. Em caso de coadministração de plantas medicinais e/ou fitoterápicos com medicamentos convencionais, poderá haver interações que comprometem a eficácia do último, ocasionando uma falha terapêutica. Como ensaios pré-clínicos farmacocinéticos não são uma exigência regulatória para que um medicamento fitoterápico seja registrado, os casos de interações com fármacos convencionais (Herb-Drug Interactions - HDI) acabam sendo revelados somente na fase de pós-comercialização, ou seja, pelos sistemas de farmacovigilância. Inúmeros países já reportaram casos de HDI através de seus respectivos centros de farmacovigilância à Organização Mundial de Saúde (OMS), mas até o momento, o Brasil não reportou nenhum oficialmente. Além disso, durante os primeiros 10 anos de monitoramento, nenhum caso de HDI envolvendo plantas medicinais brasileiras foi apresentado. Sabe-se que aproximadamente 90% da população brasileira fazem uso de plantas medicinais e fitoterápicos, e que casos de HDI podem estar acontecendo sem serem percebidos e/ou notificados. Para que este cenário mude, é necessário que se adote medidas que visem ao estímulo do profissional de saúde à comunicação de suspeita de HDI para o centro de farmacovigilância, bem como a educação continuada destes profissionais, com a inclusão de especialistas em medicina tradicional no sistema de saúde, além de campanhas de prevenção à automedicação de plantas medicinais e fitoterápicos pela população, que atualmente não é praticado no Brasil.

Publisher

Conselho Federal de Farmacia

Subject

General Medicine

Reference27 articles.

1. 1. Organização Mundial da Saúde. New WHO guidelines to promote proper use of alternative medicines. Genebra, Suíça. 2004. Disponível em http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2004/pr44/en/. [Acesso em 24 de agosto de 2014].

2. 2. Corrêa CC, Alves AF. Plantas medicinais como alternativa de negócios: caracterização e importância. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2008. Rio Branco - Acre. 2008.

3. 3. Silveira PF, Bandeira MAM, Arrais PSD. Farmacovigilância e reações adversas às plantas medicinais e fitoterápicos: uma realidade. Revista Brasileira de Farmacognosia. 2008;18(4):618-26.

4. 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnpic.pdf [Acesso em 13 de fevereiro de 2014].

5. 5. BRASIL. SUS. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília - DF - Brasil. 2006. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_fitoterapicos.pdf [Acesso em 10 de fevereiro de 2014].

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3