Author:
Sochava Viktor Borisovich
Abstract
Tradutores:
Thiago Manhães CabralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP, BrasilORCID: https://orcid.org/0000-0003-1384-8740e-mail: thiagomanhaescabral@gmail.comDoutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo atuado como pesquisador convidado durante estágio de doutorado sanduíche na CY Cergy Paris Université (França). É licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), com período de graduação sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Atua nas áreas de História da Geografia Escolar, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Materiais Didáticos e Políticas Curriculares em Geografia. É envolvido em projetos de pesquisa e extensão com ênfase na área de Ensino da Geografia. É revisor ad hoc de periódicos nacionais com ênfase na área de Ensino da Geografia. Foi bolsista CAPES na graduação com o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. É pesquisador membro dos grupos de pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) e Rede Brasilis (Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica), ambos registrados no CNPq. É professor efetivo na Rede Municipal de Ilhabela e Professor D2 (doutor) de Geografia na Rede Municipal de Vinhedo (SP), com experiência profissional comprovada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos.
Raul Reis AmorimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP, BrasilORCID: https://orcid.org/0000-0003-1384-8740e-mail: raulreis@unicamp.br
Professor Livre Docente (Professor Associado I) na área de Geografia pelo Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. É o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia e foi Chefe do Departamento de Geografia (DGEO) por dois mandatos no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2007, e Doutor em Geografia também pela UNICAMP (2011). Conclui Estágio de Pós-Doutorado na UNICAMP (março/2015). Foi professor Adjunto do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense entre março/2010 e agosto/2015, atuando como professor da área de Geografia Física nos cursos de graduação e mestrado em Geografia. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Geossistêmica da Paisagem, Vulnerabilidade, Suscetibilidade, Exposição e Resiliência às inundações; Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase na conservação da água, solo e cobertura vegetal.
Resumo: Geografia e Ecologia são vistas como cada vez mais próximas uma da outra em seus interesses, sugerindo as perspectivas da pesquisa comum na área da relação homem-natureza. Ambas as disciplinas permitem a investigação aos níveis planetário, regional e topológico (ou local). A Ecologia da Paisagem é considerada como uma abordagem útil para o estudo dos Geossistemas e para a investigação dos regimes naturais, que são conceituados como uma força motriz no processo físico-geográfico. Os modelos de ecossistemas representam suplementos úteis para modelos dinâmico-estruturais de geossistemas. A Ecologia Humana não pode ser tratada como um conteúdo inteiro da geografia, como Barrows propôs, mas representa um dos conceitos-chave em Geografia, particularmente em referência à relação homem-natureza. Tanto a Geografia quanto a Ecologia podem colaborar convenientemente na resolução de alguns dos grandes problemas do nosso tempo, tal como a otimização do ambiente natural e a previsão a longo prazo de manejo dos recursos. Um artigo relacionado apareceu em Geografia Soviética, em outubro de 1970.
Publisher
Pro Reitoria de Pesquisa, Pos Graduacao e Inovacao - UFF