Abstract
Com a pandemia de COVID-19, questões sobre Comunicação em Saúde ganharam destaque no que diz respeito à relação, ainda distante, entre instituições de saúde e o cotidiano dos brasileiros. O Brasil precisa avançar na efetivação da comunicação como direito humano e na compreensão de que comunicar saúde não se resume à transmissão de informações. O engajamento social depende de uma relação de confiança, conquistada a partir da permanente escuta ao público, considerando suas necessidades, críticas e saberes, daí a importância de construir pontes entre as instituições de saúde e o dia a dia das pessoas. A divulgação científica, a ciência cidadã e o universo das fake news – e aquilo que as sustenta e lhes assegura visibilidade, as mídias sociais – são também problematizados neste ensaio. Destaca-se a necessidade de uso não ferramental da comunicação e, principalmente, de um diálogo direto, horizontal e construtivo com as pessoas, de modo que a ciência ocupe o lugar de influenciadora legítima não só entre os pares, mas junto à sociedade – beneficiária e financiadora maior de seu trabalho.
Publisher
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitario
Reference15 articles.
1. Vasconcelos W. Observatório da Saúde no Legislativo: informação e comunicação a serviço da participação social em saúde [Dissertação na internet]. Brasília: Universidade de Brasília; 2009. [citado em 8 abr. 2022]. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4263
2. Stevanim L, Murtinho R. Direito à Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2021. 163 p.
3. Oliveira W. Quando vírus, bactérias e mosquitos chegam ao noticiário. In: D’Avila C, Trigueiros U, organizadores. Comunicação, Mídia e Saúde: novos agentes, novas agendas. Rio de Janeiro: Luminatti Editora; 2017, p. 50-85.
4. Araújo CA. A pesquisa norte-americana. In: Hohlfeldt A, Martino LC, França VV, organizadores. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 15ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes; 2015. p. 39-60.
5. Sacramento I, Paiva R. Fake news, WhatsApp e a vacinação contra febre amarela no Brasil. Matrizes [Internet]. 2020 [citado em 8 abr. 2022];14(1):79-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/160081
Cited by
6 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献