Abstract
Objetivo: O presente trabalho estabelece paralelos entre elementos de Infraestrutura Verde (IV) e os serviços de saneamento básico, estipulados na Política Nacional de Saneamento Básico, e evidencia possíveis benefícios/funções das IVs a cada um destes serviços, discutindo o papel dos Planos Municipais de Saneamento neste contexto.
Metodologia: Foi realizada revisão bibliográfica e análise de política pública mediante o estudo de conteúdo das legislações relacionadas.
Originalidade/relevância: O trabalho inclui a elaboração de um quadro relacionando os elementos de infraestrutura verde e seus potenciais benefícios/funções frente aos diferentes elementos do saneamento, para além da questão da água e do esgoto, mais comumente relacionados à IV na literatura, colaborando de forma mais abrangente para a discussão.
Resultados: Conclui-se que os serviços ambientais providos por uma rede de IV podem contribuir com a maior sustentabilidade das redes de saneamento básico, destacando-se assim a importância da IV estar inserida no contexto de política pública. Neste sentido, os PMSB apresentam o potencial de estimular e subsidiar o planejamento e a implementação de IVs pelos municípios.
Contribuições sociais/para gestão: Tendo em vista a situação do saneamento básico no Brasil, discute-se a oportunidade de utilização de IV como forma de auxiliar na provisão dos serviços de saneamento básico de forma mais sustentável e com uma série de benefícios sociais, ambientais e econômicos. Atrelar estas soluções alternativas no delineamento de PMSB, obrigatórios para todos os municípios, aumenta a oportunidade de estas soluções serem colocadas em prática, de forma complementar às soluções de infraestrutura cinza.
Reference77 articles.
1. American Society of Civil Engineers. (2019). Emerging and Innovative Technologies and International Perspectives - Selected Papers from the World Environmental and Water Resources Congress 2019. American Society of Civil Engineers. Pittsburgh, Pennsylvania. ASCE.
2. Benedict, M. A., & McMahon, E. T. (2006). Green Infrastructure - Linking Landscapes and Communities. Washington, D.C.: Island Press.
3. Benini, S. M., & Constantino, N. R. T. (2017). Infraestrutura verde como um elemento estruturante da paisagem urbana. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 5, n. 30. https://doi.org/10.17271/2318847253020171540
4. Benini, S. M., & Rosin, J. A. R. G. (2019). Infraestrutura verde na cidade contemporânea. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 7, n. 47. https://doi.org/10.17271/2318847274720192095
5. Bertrand-Krajewski, J. L. (2021). Integrated urban stormwater management: Evolution and multidisciplinary perspective. Journal of Hydro-Environment Research. 38, pp. 72-83. https://doi.org/10.1016/j.jher.2020.11.003