Affiliation:
1. Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS
2. Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI
Abstract
A modalidade de negócio de franquia é norteada pelo contrato, o qual regula a relação entre franqueador e franqueado. Por vezes, em função da ocorrência de assimetria de informação ou incorreto cumprimento das cláusulas contratuais acordadas, conflitos na relação entre os envolvidos são gerados. A automatização de contratos, na forma de smart contracts, é uma das possibilidades já relatadas para a solução de alguns dos aspectos envolvendo a relação entre as partes. Este artigo traz os resultados de uma primeira etapa de um projeto constituído de duas etapas, cujo objetivo é demonstrar a aplicabilidade de smart contracts instanciados em blockchain para o controle e monitoramento de cláusulas específicas de contratos de franquias. Ao contrário de documentos reportados na literatura, os resultados apresentados neste artigo baseiam-se na análise de um tipo específico de um contrato real de franquia, identificando-se quais cláusulas apresentam possibilidade do controle e monitoramento automatizado através de smart contract, e propondo-se uma classificação destas cláusulas quanto às possíveis formas de realização destas ações. Resultados indicam, para o contrato analisado, que pouco menos da metade das cláusulas são passíveis de serem implementadas em smart contract, existindo ainda a possibilidade da exclusão de outras cláusulas, uma vez que se garante a correta execução de outras cláusulas.
Reference26 articles.
1. Baron, R., & Chaudey, M. (2019). Blockchain and Smart-Contract: A Pioneering Approach of Inter-Firms Relationships? The Case of Franchise Networks. Papers.ssrn.com. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3378477
2. Barroso, L. F. (2003). Franchising - Modificações à Lei Vigente - Estratégia e Gestão (1st ed., Vol. 1, p. 353) [Review of Franchising - Modificações à Lei Vigente - Estratégia e Gestão]. Editora Forense.
3. Boucher, P., Nascimento, S., & Kritikos, M. (2018). How blockchain technology could change our lives : in-depth analysis [Review of How blockchain technology could change our lives : in-depth analysis]. European Parliament. https://data.europa.eu/doi/10.2861/926645
4. Buterin, V. (2014). Ethereum Whitepaper. Ethereum.org. https://ethereum.org/en/whitepaper/
5. Cherto, M., Campora, F., & Garcia, F. (2006). Franchising: uma estratégia para a expansão de negócios (1ª ed., Vol. 1, p. 448) [Review of Franchising: uma estratégia para a expansão de negócios]. Premier Máxima.