Aceitabilidade térmica de indivíduos que vivem em vulnerabilidade habitacional:
-
Published:2023-10-19
Issue:1
Volume:12
Page:
-
ISSN:2316-9834
-
Container-title:Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
-
language:
-
Short-container-title:GeAS
Author:
Sebben ThaíseORCID,
Cunha Eduardo Grala daORCID,
Silva Thaísa Leal daORCID
Abstract
Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar e discutir as condições térmicas de uma moradia provisória e as percepções dos moradores quanto ao ambiente térmico.
Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, do tipo exploratória sobre um estudo de caso definido por conveniência. Os determinantes de avaliação térmica estão baseados na ASHRAE 55 (2020).
Originalidade/Relevância: As normativas de conforto térmico consideram somente edificações regulares e permanentes. Este estudo avalia as condições térmicas de uma moradia provisória em precariedade construtiva, inserida em região de clima subtropical, com baixas temperaturas no inverno.
Resultados: As condições térmicas do ambiente interno estão atreladas às variações de temperatura externa e os limites de aceitabilidade térmica dos moradores tendem a ser maiores do que os parâmetros previstos em normativas de conforto térmico adaptativo.
Contribuições: Trata-se de um estudo piloto sobre as condições térmicas de moradias provisórias no sul do país, demonstrando que indivíduos que vivem neste tipo de moradia tendem a ter maior aceitabilidade térmica para o frio em relação aos parâmetros normativos de conforto térmico, enquanto que o desempenho térmico da habitação segue as mudanças microclimáticas do ambiente exterior.
Publisher
University Nove de Julho
Subject
Management, Monitoring, Policy and Law,Urban Studies,Geography, Planning and Development