Affiliation:
1. Universidade Eduardo Mondlane – FACED-UEM
2. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – IEUL
Abstract
O financiamento do ensino superior tem desafiado os governos de todos os países, e os desafios têm se mostrado ainda maiores para os países africanos. As mudanças de regimes políticos em Moçambique influenciaram os modelos de financiamento no ensino superior. A partir da análise documental e de dados empíricos, procura-se refletir sobre as características do financiamento público no período socialista, que culminaram na mudança para um financiamento partilhado (público e privado) no período de economia de mercado. Pode-se concluir que, apesar de a atual política de partilha de custos apresentar algumas marcas do período socialista, as perspectivas revelam que se pretende romper com esse modelo dual de financiamento para um modelo de cobrança de mensalidades por estudante. Isso remete a uma reflexão sobre que modelo seria ideal para o contexto social e econômico do país, de forma que sejam salvaguardadas as questões de acesso e equidade para a maioria das famílias moçambicanas.
Reference41 articles.
1. BEVERWIJK, Jasmin Matthea Rachel. The genesis of a system: coalition formation in mozambican higher education, 1993-2003. Enschede: University of Twente, 2005.
2. BLOOM, David. et al. Higher education and economic growth in Africa. International Journal of African Higher Education, v. 1, n. 1, p. 23-57, 2014. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ijahe/article/view/5643/4974. Acesso em: 2 mar. 2023.
3. BROSSARD, Mathieu; FOKO, Borel. Coûts et financement de l’enseignement supérieur en Afrique francophone. Washington, D.C.: Banque Mondiale/UNESCO-BREDA, 2007.
4. CABRITO, Belmiro Gil. O financiamento do ensino superior em Portugal: entre o Estado e o mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 977-996, out. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qwdT4NpQk7L7BS56ZZ3QBMj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 3 mar. 2023.
5. CERDEIRA, Maria Luísa Machado. O financiamento do ensino superior português – a partilha de custos. 2008. (Doutorado em Ciências de Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.