Affiliation:
1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
2. Pontifícia Universidade Católica do Paraná– PUCPR
Abstract
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas acadêmicas que trabalham a prática pedagógica de redação ENEM, tendo em vista verificar tendências, recorrências e lacunas nesse segmento, possibilitando verificar um caminho para que novas pesquisas se desenvolvam ou sejam revisitadas em uma outra abordagem ou até mesmo atualizadas em virtudes das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, modalidade Estado do Conhecimento conforme ROMANOWSKI e ENS (2006), FRANCO e GHEDIN (2008) e ROMANOWSKI e VOSGERAU (2014). O corpus analisado foram as produções brasileiras extraídas da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sem marcador temporal para delimitar a busca considerando que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1999. De acordo com o objetivo foram criadas duas categorias: Prática Pedagógica e Princípios Normativos sobre ensino de redação e, quando necessário, desenvolvemos subcategorias. O estudo aponta a concentração das produções na Região Sudeste do país e o interesse dos pesquisadores pela Prática Pedagógica do Ensino de Redação ENEM, seja pelo destaque da disciplina em virtude do exame externo, seja porque funciona como ferramenta de ingresso no ensino superior. Fato é que os resultados apontam a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, principalmente no tocante ao uso de tecnologias no ensino de Redação e nesse contexto de transição pandêmico com aulas remotas, em que tais recursos ganham mais evidência e a prática requer novas orientações.
Reference28 articles.
1. AMARAL, Emília et al. Novas Palavras. 2ª Ed. São Paulo: FTD, 2013.
2. ANDRADE, Karen Alves de. Os critérios de correção da redação do ENEM: a adequação temática e texto dissertativo-argumentativo. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
3. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. 1ª Ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
4. CEREJA, William; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
5. CORTEZ, Joilza Xavier. Argumentação em foco: a perspectiva de avaliação do ENEM. 2015. 83f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.