Affiliation:
1. Universidade Federal da Bahia – UFBA
Abstract
Este texto propõe-se a discutir os efeitos de sentido do silêncio constitutivo do racismo em títulos de notícias de jornais e de revistas. Essa discussão atravessa as palavras e, para além de seus aspectos físicos, considera o silêncio em seu processo de significação, tendo como base a história e a ideologia. Ao adentrar as aulas de Língua Portuguesa, essa proposta tende a redirecionar situações de ensino, muitas vezes, centradas em abordagens descritivistas, mecanicistas e normativistas, sustentadas em uma visão da língua que se restringe ao sistema linguístico, para movimentar sentidos e desestabilizá-los. Considerando esse processo, o texto objetiva: (a) apresentar resultados de uma análise que investiga os efeitos de sentido dos silêncios constitutivos do racismo a partir de títulos de notícias que, no dia 8 de abril de 2019, informaram o assassinato de Evaldo Rosa, um músico negro, em Guadalupe, no Rio de Janeiro; (b) propor uma abordagem de ensino de Língua Portuguesa como prática social e antirracista. Para subsidiar teórica e metodologicamente a análise, o estudo se ancora nas investigações sobre as formas do silêncio, no âmbito da Análise de Discurso (ORLANDI, 2011), e nas discussões sobre racismo estrutural (ALMEIDA, 2019), dentro de uma perspectiva decolonial.
Reference17 articles.
1. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
2. DAGUERRE, Rafael. Exército fuzila carro de família e assassina músico em Guadalupe, zona norte do Rio: uma testemunha denunciou à imprensa que os militares não fizeram nenhum tipo de sinalização antes de abrir fogo. MIDIA1508 [online], Rio de Janeiro, 8 abr. 2019. Disponível em: http://www.midia1508.org/2019/04/07/exercito-fuzila-carro-de-familia-e-assassina-musico-em-guadalupe-zona-norte-do-rio/. Acesso em: 16 fev. 2022.
3. EXÉRCITO ATIRA MAIS de 80 vezes em carro de família e mata uma pessoa. IG Último Segundo [online], São Paulo, 8 abr. 2019. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-04-08/exercito-atira-carro-familia.html. Acesso em: 16 fev. 2022.
4. HERINGER, Carolina; QUEIROGA, Louise. Militares do Exército dão 80 tiros e matam músico na Zona Norte. O Globo [online], Rio de Janeiro, 8 abr. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/militares-do-exercito-dao-80-tiros-em-carro-matam-musico-na-zona-norte-23580901 Acesso em: 16 fev. 2022.
5. INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzi Maria (Orgs.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2017.