Abstract
Objetivo: Analisar a inserção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) no processo de consolidação do Sistema Regional de Inovação catarinense.
Desenho/Metodologia/Abordagem: Pesquisa documental nos ambientes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Análise de dados via categorização teórico-analítica, com base nos indicadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de construção de competências, via aprendizado inovativo.
Resultados: Emergiram do estudo os papéis de mediação e de produção de conhecimentos que as duas universidades desempenham no SRI entre as organizações. Isto possibilitou a compreensão de que as universidades estudadas se inseriram no processo de consolidação do SRI via os fluxos de aprendizado dos canais inovativos, que abrangeram as áreas da graduação e da pesquisa.
Implicações sociais: A pesquisa reflete a relevância social e econômica das universidades estudadas para a região na qual estão inseridas no contexto dos SRI.
Originalidade/valor:As ações relacionadas aos indicadores analisados abarcam interesses provenientes tanto da esfera pública como privada, possibilitando resultados sistêmicos nos processos de geração de conhecimentos inovativos, que reforçam a capacidade de inovação no nível regional.
Subject
Psychiatry and Mental health