Abstract
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da perceção sobre os impactos socioeconômicos e ambientais do Aeroporto do Huambo, nesta cidade e Província Angolana.
Metodologia: Foi utilizada uma metodologia quantitativa, baseada na aplicação de um inquérito por questionário, dirigido aos habitantes da cidade do Huambo. A amostra é constituída por 669 inquéritos.
Originalidade/Relevância: Uma estrutura aeroportuária está sujeita ao escrutínio da opinião pública, pois tem um impacto social e económico elevado. O aeroporto é uma estrutura, que para além de impactos económicos e sociais, afeta a política de planeamento e de gestão da cidade, carregando consigo impactos positivos e negativos.
Resultados: Os resultados permitam concluir que o aeroporto do Huambo promove o desenvolvimento, procura manter o equilíbrio ambiental e preservar a natureza circundante, bem como permite criar emprego local. A análise fatorial exploratória relacionada com as perceções dos impactos do aeroporto, permitiu a observação de seis fatores: o impacto e o crescimento económico permitido pelo aeroporto, a poluição provocada, a valorização dos imóveis próximos, a promoção do emprego, e a preocupação com a preservação da natureza junto ao aeroporto.
Contribuições sociais/para a gestão: Espera-se que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento de políticas para o crescimento económico e social das cidades. Assim, acredita-se que setores complementares possam beneficiar da presença do aeroporto, nomeadamente o turismo, a logística e o comércio; bem como a aposta na capacitação profissional voltada para a indústria aeroportuária.
Reference42 articles.
1. Babashamsi, P., Md Yusoff, N. I., Ceylan, H., Md Nor, N. G., & Salarzadeh Jenatabadi, H. (2016). Sustainable development factors in pavement life-cycle: highway/airport review. Sustainability, 8(3), 248. https://doi.org/10.3390/su8030248
2. Branco, L. F. (2013). Aeroportos e desenvolvimento urbano e regional: modelos internacionais e exemplos locais na macrometrópole paulista. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
3. Button, K., Doh, S., & Yuan, J. (2010). The role of small airports in economic development. Journal of airport management, 4(2), 125-136.
4. Caldas, T. C. D. M. (2008). Integração urbana de aeroportos, um desafio para o planeamento. Anais do 7º SITRAER, Rio de Janeiro, 327-33.
5. Chourasia, A. S., Jha, K., & Dalei, N. N. (2021). Development and planning of sustainable airports. Journal of Public Affairs, 21(1), e2145. https://doi.org/10.1002/pa.2145