“Não Tenho as Condições”: Como os Jornalistas de Televisão e Rádio Avaliam a Qualidade do Jornalismo em Portugal

Author:

Silva Marta SantosORCID

Abstract

Estudar a qualidade do jornalismo em Portugal manifesta-se como relevante perante uma paisagem empresarial em crise financeira e redações cada vez mais pequenas com condições de trabalho precárias. Neste contexto, como é que os jornalistas portugueses de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo praticado em Portugal e as condições que têm para o produzir? Através de entrevistas semiestruturadas a 11 jornalistas de rádio e de televisão em Portugal, procuramos responder a duas perguntas de investigação: (a) como é que os jornalistas de televisão e de rádio definem o jornalismo de qualidade?; e (b) como é que os jornalistas de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo produzido em Portugal? Os entrevistados destacam a importância de seguir as regras deontológicas da profissão, de manter o rigor e a isenção e também outros tipos de características mais formais como, por exemplo, a qualidade da escrita ou a capacidade de cativar a audiência. Quanto às condições necessárias para praticar bom jornalismo, sobressai a importância do tempo e da estabilidade laboral, sobre as quais os entrevistados concordam estarem em escassez. Embora não sejam unânimes na sua avaliação da qualidade do jornalismo televisivo e radiofónico em Portugal — mesmo os mais positivos têm críticas a fazer —, a maior parte dos jornalistas entrevistados considera que as suas condições de trabalho para produzir bom jornalismo ficam aquém do desejado.

Publisher

University of Minho

Subject

Arts and Humanities (miscellaneous),Communication,Cultural Studies

Reference36 articles.

1. Almeida, R. (2023, 8 de fevereiro). O cão partilhado por Ventura e o tsunami que não aconteceu — As imagens falsas do sismo na Turquia. Público. https://www.publico.pt/2023/02/08/mundo/noticia/cao-partilhado-ventura-falso-tsunami-imagens-falsas-sismo-turquia-2038114

2. Cagé, J. (2016). Salvar os média: Capitalismo, financiamento participativo e democracia (1.a ed.). Círculo de Leitores.

3. Camponez, C., Miranda, J., Fidalgo, J., Garcia, J.-L., Matos, J. N., Oliveira, M., Martins, P., & Alcântara da Silva, P. (2020). Estudo sobre os efeitos do estado de emergência no jornalismo no contexto da pandemia Covid-19. Relatório. Sopcom.

4. Cardoso, G., Crespo, M., Foá, C., Lapa, T., Quintanilha, T., Mendonça, S., Moreno, J., Neves, M., Paisana, M., & Vieira, J. (2015). Modelos de negócio e comunicação social: “Telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital - estudo prospectivo. CIES-IUL; Entidade Reguladora para a Comunicação Social; OberCom.

5. Cardoso, G., Paisana, M., & Pinto-Martinho, A. (2022). Digital news report Portugal 2022. OberCom.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3