Abstract
O presente artigo aborda o tema da qualidade em jornalismo a partir de uma perspectiva estratégica (Paladini, 2005), segundo a qual a qualidade é um esforço organizacional que considera condições e demandas do cenário externo articuladas com as ações internas, desde o planejamento até à entrega do produto final. Para implementar essa perspectiva, será necessário pensar a qualidade em jornalismo para além da concepção majoritariamente focada na avaliação do produto, para a concepção baseada no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade (SGQ). O SGQ é um conjunto de ações integradas, que alinha a avaliação a diretrizes da gestão editorial, processos de produção e produtos. A implementação dessa proposta requer o investimento em inovação, em dois movimentos complementares, para desenvolver: (a) um SGQ para organizações jornalísticas, que contenha métodos de avaliação com métricas para mensuração de resultados e modelos de gestão editorial, processos e produtos que incorporem os métodos de avaliação e suas métricas; e (b) sistemas informatizados capazes de permitirem a operacionalização do SGQ, através dos recursos tecnológicos disponíveis nos termos do jornalismo estruturado, que explora as potencialidades inscritas no jornalismo digital em base de dados. A abordagem estratégica da qualidade em jornalismo não se viabiliza com o know-how disponível hoje no setor. O investimento em pesquisa aplicada e no desenvolvimento experimental em jornalismo será fundamental para gerar inovação editorial e tecnológica, a fim de operar a transformação requerida para a construção de uma nova inteligência jornalística, capaz de elevar a credibilidade, com dados de qualidade editorial monitoráveis e demonstráveis, e garantir a sustentabilidade do setor, no longo prazo.
Subject
Arts and Humanities (miscellaneous),Communication,Cultural Studies
Reference51 articles.
1. Anderson, C. W., Bell, E., & Shirky, C. (2012). Post-industrial journalism: Adapting to the present. Tow Center for Digital Journalism, Columbia University.
2. Anderson, P. J. (2014). Defining and measuring quality news journalism. In P. J. Anderson, G. Ogola, & M. Williams (Eds.), The future of quality news journalism: A cross-continental analysis (pp. 23–39). Routledge.
3. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015a). ABNT NBR ISO 900: Sistemas de gestão da qualidade — Fundamentos e vocabulario. ABNT.
4. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015b). ABNT NBR ISO 901: Sistemas de gestão da qualidade — Requisitos. ABNT.
5. Barbosa, S. (2008). Modelo jornalismo digital em base de dados (JDBD) em interação com a convergência jornalística. Textual & Visual Media, 1, 87–106.