Abstract
A reflexão é relevante na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, principalmente na produção de um de perfil de professores críticos. Para isso, o diário de formação torna-se instrumento necessário, por ser uma ferramenta que possibilita guiar/conduzir a reflexão. Sendo assim, a presente pesquisa de cunho qualitativo analisou 11 diários de formação desenvolvidos por sete licenciandos que cursaram componentes curriculares de Práticas de Ensino durante a 2ª, 3ª e 4ª fase do Curso de Ciências Biológicas nos anos de 2016 a 2017 na Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o intuito de investigar as escritas deles, e assim perceber sua importância na formação dos licenciandos. As narrativas presentes nos 11 diários de formação foram investigadas a partir da análise temática de conteúdos e assim categorizadas em: 1) concepções de Ensino: técnica, prática e emancipatória; 2) níveis de reflexão: descritivos, analítico-explicativo e reflexivo-valorativo; e ainda foram analisados 3) conteúdos das reflexões, que surgiram da análise dos tópicos investigados anteriormente, sendo que foram encontrados nove diferentes tipos de conteúdos da reflexão entre as escritas. Desta forma, defendemos que estimular o licenciando na formação inicial a desenvolver um pensamento mais crítico e reflexivo, repercutirá, no futuro, em suas práticas em sala de aula, resultando em aulas mais dinâmicas que estimulem a investigação, a reflexão e a crítica de seus alunos.
Publisher
Universidad Pedagogica Nacional
Reference20 articles.
1. Alarcão, I. (2010). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. Corteza.
2. Boszko, C., e Güllich, R. I. C. (2016). O diário de bordo como instrumento Formativo no processo de formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza. Vol. 9 No.17, Julio-Diciembre de 2016, pp. 55–62.
3. Boszko, C. (2019). Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudo envolvendo professores de física em formação inicial. (Dissertação Mestrado em Educação, Universidade de Passo Fundo.
4. Bremm, D. e Güllich, R. I. C. (2018). Dos cheiros às memórias da escola: formação e docência em Ciências Biológicas. Contexto &Educação, v. 33, p. 254-270, 2018.
5. Bremm, D. e Güllich, R. I. C. (2018). Processos de investigação-formação-ação decorrentes de narrativas em ciências de professores em formação inicial: com a palavra o PIBID . REnCiMa, v. 9, n.4, p. 139-152.