Abstract
Desde os tempos mais remotos, a humanidade procura explicações para entender algumas questões existenciais, como: De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da existência? Com os avanços na astronomia, outras questões existenciais surgiram, entre elas: :Como a vida começa e evolui? Existe vida em outro lugar do Universo? Qual é o futuro da vida na Terra e além? Essas questões milenares são fundamentais para a Astrobiologia, uma ciência em processo de emergência, que utiliza ferramentas e procedimentos modernos e uma abordagem interdisciplinar para compreender os mecanismos da vida, sua origem e evolução, além de investigar a possibilidade de existência de vida fora da Terra. Assim, o presente artigo é um ensaio teórico que teve como base a literatura brasileira e internacional onde se apresenta um histórico sobre a gênese da Astrobiologia e aponta as suas contribuições para o Ensino de Ciências. Com alto potencial em pesquisa, educação e divulgação, além da participação e colaboração de cientistas de diferentes nacionalidades; a Astrobiologia aliada à educação tem se mostrado como um exímio campo multidisciplinar e interdisciplinar.
Publisher
Universidad Pedagogica Nacional
Reference22 articles.
1. Barcelos, E. D. (2001). Telegramas para Marte: A busca científica de vida e inteligência extraterrestre. Jorge Zahar.
2. The NASA Astrobiology Institute: Early History and Organization
3. Brasil. (2019). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
4. Brennan, T. (2004). Astrobiology in the Classroom. Science Scope, 28(1), 45-47. Recuperado de https://www.nsta.org/science-scope/science-scope-september-2004/astrobiology-classroom
5. Jornada pela vida no cosmos