Abstract
Este artigo propõe uma análise da construção do conceito de Investigação-Ação, trazendo uma abordagem histórica da constituição das perspectivas de racionalidade, com olhar para o Ensino de Ciências. Objetivamos, portanto, identificar como as diferentes perspectivas de racionalidade influenciaram o processo de produção do conceito de Investigação-Ação e quais são as concepções de Investigação-Ação em relação à Formação de Professores de Ciências, prestando atenção especial para o processo de Sistematização de Experiências em teses e dissertações. Este artigo apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, utilizando uma Análise Textual Discursiva para verificar as concepções de Investigação-Ação dos autores das teses e dissertações. Os resultados construídos por meio da análise apontaram para seis categorias iniciais e três categorias finais: Investigação-Ação Técnica, Investigação-Ação Prática e Investigação-Ação Crítica. A categoria final que apresentou mais Unidades de Significado foi a Investigação-Ação Crítica, que segue os pressupostos da racionalidade crítica, visa à autonomia dos sujeitos por meio de processos de reflexão sobre a ação. Resultado este que está ligado ao fato de os professores em questão serem mestrandos e doutorandos participantes de coletivos de formação continuada. Portanto, no que tange a Formação de Professores de Ciências, ressaltamos a importância da formação continuada e do processo de Sistematização de Experiências como um elemento importante para o avanço da Investigação-Ação.
Publisher
Universidad Pedagogica Nacional
Reference26 articles.
1. Alarcão, I. (2010). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. Cortez.
2. Bolzan, D. (2009). Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo Conhecimentos. Mediação.
3. Bremm, D. e Güllich, R. (2020a). O papel da sistematização da experiência na formação de professores de ciências e biologia. Práxis Educacional, (16), 319-342.
4. Bremm, D. e Güllich, R. (2020b). Sistematização de experiências: conceito e referências para formação de professores de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, (8), 553-573.
5. Bremm, D., Silva, L. e Güllich, R. (2020). Experimentação, Ciência e Ensino: concepções e relações na formação inicial de professores do Petciências. REBECEM – Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, (4), 101-123.